Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 2.7.3. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.
Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.
Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou o lançamento do Clonezilla Live 2.7.3.
Novidades do Clonezilla Live 2.7.3
Quase três meses após o Clonezilla Live 2.7.2, o lançamento do Clonezilla Live 2.7.3 está aqui com uma base de pacotes atualizada que foi sincronizada com o repositório de software Debian Sid (Unstable) em 17 de agosto de 2021, e kernel mais recente baseado em Linux 5.10.46 LTS.
Clonezilla Live 2.7.3 não é uma versão importante, mas inclui algumas melhorias importantes para tornar sua experiência de clonagem/imagem de disco melhor.
Por exemplo, ele introduz um mecanismo na ferramenta ocs-clean-disk-part-fs (anteriormente ocs-clean-part-fs) para limpar os metadados RAID no disco, um novo programa para expandir LVM (Logical Volume Manager) chamado ocs -expand-lvm, bem como suporte para montagem de dispositivos BitLocker (Windows 10) como repositórios de imagem.
Além desses novos recursos, há várias melhorias na funcionalidade existente, como um mecanismo aprimorado para expandir o LVM quando -k1 (portanto, -r) está habilitado, a capacidade de anexar o parâmetro –force à opção –rescue para Partclone para ser executado no modo de recuperação, bem como suporte curinga para nomes de dispositivos e a capacidade de usar “all” como todos os discos locais não ocupados na ferramenta ocs-restore-mdisks.
Além disso, esta versão atualiza a ferramenta ocs-resize-part para verificar se o formato do dispositivo existe, melhora o mecanismo para determinar se /dev/md* é um disco ou partição, atualiza as informações de uso para a opção -j2 no comando ocs-sr e adiciona as opções curtas -bm e -em para os modos iniciante e especialista nos comandos drbl-ocs, ocs-live-feed-img, ocs-onthefly, ocs-restore-mdisks e ocs-sr .
Com esta versão, o Clonezilla Live agora detecta corretamente imagens NTFSclone descompactadas e não envia mais o pacote python3-crypto, pois não era usado no Clonezilla Live.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Clonezilla Live 2.7.3
A imagem ISO do Clonezilla Live 2.7.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux