Clonezilla Live 2.7.1-22 lançado com kernel 5.10 LTS e muito mais

Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 2.7.1-22. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.

Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.

Agora, Steven Shiau anunciou hoje o lançamento do Clonezilla Live 2.7.1-22.

Novidades do Clonezilla Live 2.7.1-22

Clonezilla Live 2.7.1-22 lançado com kernel 5.10 LTS e muito mais

A nova versão estável do Clonezilla Live chega três meses após a versão 2.7.0, é sincronizada com os repositórios de software upstream do Debian Sid (instável) em 27 de janeiro de 2021, e é alimentada pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.10 LTS para o melhor suporte de hardware possível.

Outra mudança importante no Clonezilla Live 2.7.1 é a substituição do programa exfat-utils para suportar o sistema de arquivos exFAT em sistemas semelhantes ao Unix por exfatprogs, um programa que fornece utilitários de espaço de usuário mais modernos para a nova implementação do sistema de arquivos exFAT introduzida no kernel do Linux 5.7 e posterior.

Como esperado, isso deve fornecer aos usuários um melhor suporte exFAT. Clonezilla Live 2.7.1 viu um RAID de software Linux aprimorado, a inclusão do pacote f3 para testar a capacidade total de um cartão flash, recebeu suporte de persistência no boot ao vivo e recebeu suporte para formato mais relacionado ao tempo para “autoname-” e nomes de imagem de geração automática personalizados para o programa ocs-sr, cujo parâmetro –rescue foi atualizado para funcionar com o ocs-onthefly.

Vários outros novos pacotes foram incluídos na nova versão, nomeadamente atop, bashtop, glances, iperf3, ipv6calc, python3-psutil, usbtop e vnstat, que os desenvolvedores acham que podem ser úteis ao usar o Clonezilla Live para clonar partições ou discos .

Entre outras mudanças dignas de nota, Clonezilla Live agora suporta esquemas de servidor Samba com a versão atribuída como smb1, smb1.0, smb2, smb2.0, smb2.1, smb3, smb3.0, smb3.11 e smb3.1.1, permite a configuração de idioma para en_US (inglês dos Estados Unidos) em grub.cfg e mostra o tamanho do sistema de arquivos e partição na IU baseada em terminal ao listar partições em restoreparts.

Por último, mas não menos importante, esta versão atualiza a tradução do idioma espanhol (es_ES), reduz ezio_cache_ratio de 0,7 para 0,5 em drbl-ocs.conf, adiciona o modo leecher (-l | –for-leecher) no programa ocs-btsrv, remove o parâmetro nodiratime na opção do comando de montagem.

Um monte de bugs que estavam presentes em versões anteriores também foram corrigidos, e você pode verificar mais detalhes sobre o que foi adicionado, alterado e corrigido na página de anúncio de lançamento.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Clonezilla Live 2.7.1-22

A imagem ISO do Clonezilla Live 2.7.1-22 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile