Clonezilla Live 2.6.5-21 lançado com kernel 5.4.19 e mais

Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 2.6.5-21. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Clonezilla Live é um CD ao vivo baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost. Ele salva e restaura apenas blocos usados no disco rígido.

Clonezilla Live 2.6.5-21 lançado com kernel 5.4.19 e mais

Para ter uma ideia do potencial desse sistema, com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.

Novidades do Clonezilla Live 2.6.5-21

Clonezilla Live 2.6.5-21 inclui grandes melhorias e correções de erros.

O Clonezilla Live 2.6.5 ocorre cerca de quatro meses após a versão 2.6.4 e é baseado nos repositórios Debian Sid (Instável) a partir de 9 de março de 2020 e usa o kernel Linux 5.4 suportado por longo prazo.

Esta versão é fornecida com o kernel do Linux 5.4.19 por padrão, para oferecer melhor suporte para o hardware mais recente. No entanto, a mudança para o Linux 5.4 LTS também foi provavelmente feita porque é um ramo de suporte de longo prazo, suportado até o final de 2021.

O suporte ao Bluetooth foi implementado no Clonezilla Live 2.6.5 através dos pacotes bluetooth, bluez e bluez-tools, que agora estão pré-instalados na imagem ISO.

Também estão presentes vários novos pacotes, incluindo a ferramenta de segurança e forense dcfldd, monitor de E/S do tipo iotop top, utilitário mtr-tiny traceroute, programa de gerenciamento NVMe da linha de comando nvme-cli, programa de gerenciamento NVMe da linha de comando nvme-cli, tmux terminal multiplexer, scrub para escrever padrões em disk/file e s3ql para montagem do armazenamento em nuvem swift/S3.

Entre as melhorias, o pacote ocs-restore-mdisks foi atualizado com uma nova opção chamada -a | –last-action, que permite que os usuários separem a última ação antes que ela termine, e a singularidade-debian-ocs.def agora suporta estranhos configurações de teclado.

Os pacotes removidos incluem archivemount e cloudfuse, além de não vazios na montagem do sshfs. Obviamente, vários bugs relatados desde a última versão estável foram corrigidos.

Resumindo, os aprimoramentos e alterações a partir da versão 2.6.4-10 são os seguintes:

  • O sistema operacional GNU/Linux subjacente foi atualizado – esta versão é baseada no repositório Debian ‘Sid’ a partir de 2020-03-09;
  • O kernel do Linux foi atualizado para 5.4.19;
  • Os arquivos de idioma foram atualizados;
  • Melhorado o ocs-restore-mdisks adicionando a opção -a | –last-action para separar a última ação antes de terminar;
  • Inclui pacotes nvme-cli e scrub;
  • Inclui mais alguns pacotes – tmux, mtr-tiny, dcfldd e iotop;
  • Adicionados pacotes relacionados ao Bluetooth na lista de pacotes DRBL/Clonezilla Live – bluetooth, bluez e bluez-tools;
  • Permite que um dispositivo de bloco básico com um sistema de arquivos (por exemplo, /dev/sda, não /dev/sda1, que tratamos como partição), seja escolhido como o disco de destino quando não estiver salvando.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Clonezilla Live 2.6.5-21

A imagem ISO do Clonezilla Live 2.6.5-21 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Você pode baixar o Clonezilla Live 2.6.5 como imagens ISO para sistemas de 32 bits (PAE e não PAE) e de 64 bits, e pode gravar os ISOs em unidades flash USB ou discos de CD.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile