Steven Shiau anunciou mais uma atualização da mais incrível distribuição de backup e restauração, Clonezilla Live 2.5.0-5. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu 22.10 e derivados
- EndeavourOS Artemis Nova 22.9 lançado com solução do problema do GRUB
- OS Prober vem desabilitado no Ubuntu 22.04
- GRUB 2.06 lançado com correções para as falhas BootHole/BootHole2
Clonezilla é basicamente uma distro que possibilita uma cópia de discos rígidos. Ela é uma alternativa gratuita ao Norton Ghost, só que com muito mais recursos e suportando os sistemas de arquivos ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, FAT, NTFS, etc.
Com essa distribuição, você pode fazer um backup completo de sua máquina, criando uma imagem com tudo o que existe nela.
Clonezilla Live é um live CD baseado no Debian contendo Clonezilla, um software de clonagem de partição e disco, semelhante ao Norton Ghost. Ele salva e restaura apenas blocos usados em disco rígido, economizando espaço e tempo na hora da clonagem. Com Clonezilla, você pode clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.
Basicamente, existem dois tipos de Clonezilla: Clonezilla Live e Clonezilla SE (edição do servidor). A versão Live é adequada para uma única máquina de backup e restauração. Enquanto que a Clonezilla SE é para implantação maciça: pode clonar muitos computadores, simultaneamente.
Clonezilla SE é uma ferramenta extremamente útil, no entanto, ela tem várias limitações. Para lidar com essas limitações, os desenvolvedores combinaram o Debian Live com Clonezilla e nasceu o “Clonezilla Live”, um software que pode ser usado facilmente para clonar máquinas individuais e imagens de disco.
O principal benefício do Clonezilla Live é que ele elimina a necessidade de configurar um servidor DRBL antes do tempo, e a necessidade de ter um computador dedicado para poder inicializar a partir de uma rede.
Clonezilla Live pode ser usado para a imagem ou clonar computadores individuais, usando um flash drive, CD/DVD ou USB. Embora o tamanho da imagem seja limitada pela capacidade de armazenamento da mídia de inicialização, este problema pode ser eliminado usando um sistema de arquivos de rede, como sshfs ou samba.
Novidades do 2.5.0-5
Clonezilla Live 2.5.0-5 é baseado no repositório Debian ‘Sid’ a partir de 2016-11-22 e vem com a versão 4.8.7-1 do kernel do Linux, inclui correções de bugs e algumas pequenas melhorias e mudanças.
Conheça melhor a distribuição Clonezilla
Para saber mais sobre a distribuição Clonezilla, clique nesse link.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse essa nota de lançamento.
Baixe e experimente o Clonezilla Live 2.5.0-5
A imagem ISO do Clonezilla Live 2.5.0-5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Se você teve alguma dificuldade ou sabe de alguma dica relacionada ao assunto acima, escreva um comentário e ajude a melhorar esse texto. E não esqueça de compartilhar também, ok?
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Clonezilla Live 2.5.0-5 já está disponível para download
- Imagens do Ubuntu 17.04 alpha 1 já estão disponíveis para download