E o cliente Steam foi lançado com novos recursos, melhorias e correções, e muito mais. Confira a novidades e veja como instalar no Linux.
O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e muito mais.
Agora, a Valve lançou uma nova atualização estável do Steam Client que a maioria dos jogadores do Linux esperou tanto que finalmente permite ativar a aceleração de hardware em seu sistema.
Cliente Steam lançado com novos recursos, melhorias e correções
Depois de anunciar o SteamVR 2.0, a Valve lançou recentemente uma nova atualização do cliente Steam para todas as plataformas suportadas que apresenta vários novos recursos, melhorias, bem como correções de bugs para fornecer aos jogadores a melhor experiência de jogo Linux possível.
Para jogadores Linux, a nova atualização do Steam Client inclui a biblioteca openvr_api.so de 64 bits para habilitar a nova UI do gamepad VR no SteamVR beta, melhora o suporte ao leitor de tela, corrige a entrada de teclado sobreposta no jogo para funcionar em sistemas com iBus, como como o GNOME, adiciona o sinalizador -cef-force-accessibility
para forçar o steamwebhelper a ativar o suporte de acessibilidade e melhora o tratamento de algumas solicitações de URL abertas.
Além disso, a nova versão do Steam Client também adiciona suporte para SteamVR 2.0, uma atualização importante que faz a transição para o Steam Linux Runtime 3.0 (sniper) para melhorar a compatibilidade, corrige a configuração do tempo de execução para iniciar no Steam Linux Runtime 3.0 para melhorar a inicialização em mais sistemas Linux, melhora o suporte para sistemas Debian e Ubuntu e corrige SteamVR Home e vrcompositor para iniciar em tempo de execução legado do scout.
Entre outras mudanças, a nova atualização do cliente Steam melhora as cores das capturas de tela em HDR, melhora as cores ao transmitir jogos em HDR, adiciona suporte para a opção de rede de baixa latência no Steam Link, adiciona a capacidade de ver o uso do disco do cache do shader em Configurações> Armazenamento
e melhora Qualidade de imagem de reprodução remota usando taxa de bits fixa no modo de largura de banda automática por padrão.
Além disso, esta versão adiciona uma configuração de rede de baixa latência para Remove Play para reduzir a latência ao custo da largura de banda, restaura a capacidade de renomear controladores no menu Opções> Controlador
, adiciona suporte para o controlador com fio PowerA Nintendo Switch Nano, adiciona a capacidade de vincular o botão de captura no controlador do Google Stadia, adiciona novos estilos de conversão Gyro 3DOF para 2D e adiciona três novos modos Gyro, nomeadamente Gyro To Mouse, Gyro to Joystick (Câmera) e Gyro to Joystick (Deflexão).
O modo Big Picture também foi aprimorado para permitir que você ignore caixas de diálogo modais ao clicar no plano de fundo e permitir a navegação para uma página em branco ao clicar no botão Continuar na janela principal.
Claro, vários bugs foram corrigidos para melhorar a funcionalidade existente.
Para saber mais sobre essa versão do yy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o cliente Steam
Para instalar a nova atualização do cliente Steam, vá ao menu Steam, clique em “Verificar atualizações do cliente Steam” e clique no botão “Download” no lado direito da notificação inferior azul.
Se o método acima não serviu para você ou você quer uma outra alternativa, experimente instalar o cliente Steam, consultando esses outros tutoriais:
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu via Flatpak
Como instalar o cliente Steam no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Linux com Linux Steam Integration
Como instalar o cliente Steam for Windows com Wine no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu e derivados