Cliente Steam agora suporta VA-API Hardware Encoding on Linux, CEG DRM Games

O cliente foi Steam atualizado e já suporta VA-API Hardware Encoding on Linux, e muito mais. Confira a novidades e veja como instalar no Linux.

O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.

O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e muito mais.

Agora, a Valve lançou uma nova atualização do Steam Client que traz algumas novidades para jogadores e jogos Linux, bem como várias outras melhorias, melhorias de desempenho e correções de bugs.

Cliente Steam agora suporta VA-API Hardware Encoding on Linux, CEG DRM Games

Cliente Steam agora suporta VA-API Hardware Encoding on Linux, CEG DRM Games
Cliente Steam agora suporta VA-API Hardware Encoding on Linux, CEG DRM Games

Boas notícias para usuários do Linux! A nova atualização do Steam Client adiciona suporte para codificação de hardware VA-API no Linux.

Os usuários que não desejam este recurso poderão desativá-lo, desligando a codificação de hardware AMD e Intel nas configurações avançadas de host do Remote Play.

Além disso, a Valve adicionou suporte para captura DMABUF PipeWire no Linux, que pode ser habilitada iniciando o Steam com o argumento -pipewire-dmabuf, e requer a versão de 32 bits da biblioteca libgbm.so.1.

Mas espere, isso é tudo, pois o novo lançamento do Steam Client adiciona suporte para captura de 4K via PipeWire, adiciona suporte inicial para jogos usando CEG DRM por meio do Proton, melhora a compatibilidade com cadeias de certificados recentes de Let’s Encrypt TLS/SSL e melhora o streaming de jogos no Linux sistemas corrigindo algumas falhas raras.

Também para usuários do Linux, esta atualização melhora o desempenho geral do Steam Client e reduz a E/S de disco ao atualizar caches do Mesa e melhora a compatibilidade com algumas versões experimentais do Mesa.

Além dessas grandes mudanças no Linux, a nova atualização do Steam Client melhora as conexões com os servidores Steam, melhora o manuseio do modo offline, adiciona novos glifos Steam Deck à API Steam Input e adiciona suporte para agrupar jogos por categoria ao classificar uma coleção pelo Steam Review.

Sob o capô, existem várias correções de bugs e melhorias para reduzir o uso de memória ao processar caches de sombreador e o número de sinais de rendezvous que são necessários para estabelecer uma sessão P2P típica.

Para mais detalhes, verifique as notas de lançamento completas para obter mais detalhes e certifique-se de atualizar seu cliente Steam para a versão mais recente o mais rápido possível.

Como instalar o cliente

Eu recomendo atualizar suas instalações do Steam Client abrindo o Steam Client e acessando a opção “Check for Steam Client Updates” no menu Steam.

Se o método acima não serviu para você ou você quer uma outra alternativa, experimente instalar o cliente Steam, consultando esses outros tutoriais:
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu via Flatpak
Como instalar o cliente Steam no Linux com Linux Steam Integration
Como instalar o cliente Steam for Windows com Wine no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.