O CEO da Evernote, Ian Small, anunciou que o cliente oficial do Evernote para Linux chegará este ano. Confira alguns aspecto dessa novidade.
Conforme anunciado pelo CEO da empresa, Ian Small, em um post do Evernote, o cliente oficial do Evernote para Linux chegará este ano.
Cliente oficial do Evernote para Linux chegará este ano
Essa notícia é muito positiva para os usuários do serviço no Linux, porque até agora a alternativa de fato era usar o Evernote através do navegador web, e lidar com as limitações que isso implica.
No entanto, ninguém espera que seja o mesmo aplicativo que já existe para Windows ou Mac, pois se chegar ao Linux, é porque eles estão em processo de renovação.
Nas palavras de Ian Small:
“O cliente Web redesenhado (como lançamento limitado), novos clientes móveis (em versão prévia) e novos clientes (ainda não lançados) para Windows, Mac e (sim!) Linux, juntamente com a remodelação e migração em andamento dos dados que estamos fazendo na nuvem, o Evernote irá configurar para inovar e enviar com qualidade a uma taxa que não vimos há muito tempo.”
Portanto, a questão que se coloca é se o novo aplicativo Evernote para Linux será baseado na tecnologia Electron, e tudo parece indicar que será. Se não for baseado em Electron, será em algum framework semelhante.
Para aqueles que se perderam neste momento, vale explicar que o Electron é uma framework de desenvolvimento de aplicativos de desktop multiplataforma baseada em Chromium e Node.js, mantida pelo GitHub e usada por aplicativos como Skype, Visual Studio Code, Slack e muitos outros.
Apesar de muitos preferirem que o cliente oficial do Evernote seja uma aplicação nativa, a verdade é que essa é uma possibilidade bastante remota e, apesar de todas as opiniões negativas que podem ser lidas sobre Electron em mídias e fóruns especializados, ele está assumindo cada vez mais importância para criar aplicativos de desktop não apenas no Linux, mas no espectro multiplataforma.
Se for bem feito, certamente será bem-vindo.
Muito provavelmente, o Evernote deseja unificar o desenvolvimento de todos os seus clientes de desktop, incluindo o cliente Web, e o Electron é a maneira mais popular de fazê-lo.
Enfim, juntamente com o OneNote da Microsoft, em breve teremos nais uma opção de anotações no Linux.
Como eles não deram datas de lançamento, teremos que esperar para ver o que eles prepararam. E claro, publicarei algo quando isso acontecer.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak