Faltando pouco menos de dois meses para o lançamento final do Linux Mint, Clement Lefebvre falou sobre as melhorias no Xed e Xreader, e mais
A Canonical lançou uma nova versão de seu sistema operacional em 14 de outubro, e foi nessa altura que Clement Lefebvre começou a ter quase todas as peças para criar um novo lançamento seu que chegará no final do ano.
Considerando que faltam dois meses, não é de estranhar que a nota deste mês pouco fale sobre isso. Na verdade, Clement Lefebvre falou sobre as melhorias no Xed e Xreader, e outras coisas.
Clement Lefebvre falou sobre as melhorias no Xed e Xreader, e mais
Em novembro, Clement tratou principalmente de correções de bugs em sua nota.
Por exemplo, ele menciona que muitos patches foram enviados do Linux Mint 20.2 para o LMDE 4, de projetos como cjs, cinnamon-screensaver, muffin, cinnamon, nemo, xapps, mintreport e bulky.
m desses patches causou uma regressão no muffin, algo que eles estão trabalhando para corrigir o mais rápido possível.
Por outro lado, Lefebvre garante que eles escutem, ou mais especificamente, leiam seus usuários no blog, com os quais as próximas versões do Xed (editor de texto) e do Xreader (visualizador de documentos) incluirão uma opção para ocultar a barra de menu.
Quando oculto, o aplicativo ocupa menos espaço e cabe em telas de resolução mais baixa; pressionando a tecla Alt, a barra aparece, mas desaparece quando você a solta.
Quanto ao editor, o Xed pode alternar entre as guias abertas usando Ctrl + Tab e Ctrl + Shift + Tab.
A ferramenta de relatório verificará os sistemas para garantir que tudo corresponda (por exemplo, especificações) e alertará os usuários quando esse não for o caso.
E algo que afeta a todos, conservadores ou não, o Firefox 78 ESR irá até a v94 do navegador. O LMDE não usará mais a versão ESR; ele usará a mesma versão do Linux Mint.
O Debian depende da versão ESR, mas Lefebvre e sua equipe devem ter pensado que muito tempo se passa sem novos recursos, então eles mudaram para a versão estável ou normal.
Quanto à próxima versão do sistema operacional, hoje não falaram nada, mas sabe-se que, como nos anos anteriores, chegará por volta do Natal.