O Clear Linux quer ser a escolha número um para os desenvolvedores Linux, e para isso, está disponibilizando bundles feitos sob medida para desenvolvedores Linux.
O Clear Linux é uma distribuição mínima projetada principalmente com o desempenho e os casos de uso da nuvem em mente, um sistema operacional baseado em Linux otimizado para a arquitetura Intel. O sistema operacional atualiza como um todo, em vez de usar pacotes individuais. Software extra pode ser adicionado ao sistema (junto com dependências associadas) usando pacotes pré-compilados que podem ser acessados através do gerenciador de software swupd da distribuição.
O Clear Linux segue um modelo de lançamento ‘rolling release’, onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre.
Embora o Clear Linux não seja tão popular quanto o Ubuntu, o Debian ou o Arch Linux, ele sempre provou ser um sistema operacional Linux viável e bastante rápido para usuários de desktops e servidores, oferecendo o melhor desempenho possível na arquitetura Intel.
O projeto Clear Linux da Intel lançou novos bundles (pacotes) feitos sob medida para desenvolvedores Linux.
- Como instalar o editor VSCodium no Linux via Snap
- Como instalar o build planner Path of Building no Linux via Snap
- Como instalar o gerenciador de tarefas Taskwarrior no Linux via Snap
- Cliente Spotify no Terminal? Instale o ncspot via Snap!
Clear Linux quer ser a escolha número um para os desenvolvedores Linux
Clear Linux sempre quis ser a distribuição Linux para desenvolvedores, mas agora a Intel anunciou novas imagens, um instalador atualizado, loja de software e fórum, todos dedicados a tornar seu sistema operacional de código aberto um playground para desenvolvedores Linux de todos os tamanhos, gêneros e idades, oferecendo-lhes conteúdo curado para a melhor eficiência de desenvolvimento possível.
Em um comunicado de imprensa, Ianeta Hutchinson disse o seguinte:
“Começamos a desbravar um ambiente de desenvolvimento em que a experiência do usuário é adaptada para desenvolvedores Linux, um lançamento diário de cada vez. Os primeiros usuários já nos forneceram uma valiosa experiência de usuário influenciando-nos a fornecer novas imagens, um instalador atualizado, loja de software, e fórum para se conectar melhor com a nossa comunidade.”
o que o Clear Linux OS oferece aos desenvolvedores de Linux
Com seus novos brinquedos, o projeto Clear Linux da Intel pretende ser a escolha número um para todos os desenvolvedores Linux.
Assim, os desenvolvedores poderão instalar pacotes configuráveis do desenvolvedor com um comando simples, que oferecerá a eles todas as ferramentas relevantes necessárias para o desenvolvimento em C (c-basic) ou para casos de uso de containers (containers-basic).
O Clear Linux OS agora tem como objetivo ajudar os desenvolvedores Linux a compilar código mais rapidamente, adotando a mais recente série 9 do GCC (GNU Compiler Collection) como compilador de todo o sistema e continua a fornecer uma abordagem multi-build para desenvolvedores baseados no Intel AVX-512 (Advanced Vector Extensões 512) e Intel AVX2.
A Intel também planeja atualizar para o GCC 10 assim que ele for lançado.
Um sistema de depuração FUSE (Filesystem in Userspace) também foi implementado para eliminar a necessidade de instalar pacotes de depuração.
Além disso, os desenvolvedores agora terão a opção de escolher entre os gerenciadores de janelas/ambientes GNOME (padrão), KDE Plasma, Xfce, LXQt, Awesome e i3.
Baixe e experimente o Clear Linux
A imagem ISO do Clear Linux já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Mais de 12.000 bancos de dados MongoDB foram excluídos por invasores
- Proton 4.2-4 lançado com DXVK 1.1.1 e mais outras atualizações
- HPLIP 3.19.5 lançado com suporte ao Ubuntu 19.04 de 64 bits
- Clear Linux quer ser a escolha número um para os desenvolvedores Linux
- Agência alemã alertou sobre falha de segurança no Kaspersky Antivirus