E foi lançado o Clapper 0.6 como a primeira atualização em 2 anos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Clapper é um software gratuito e de código aberto projetado para desktops GNOME (é um aplicativo libadwaita).Ele é um reprodutor de mídia GNOME simples e moderno. Ele é um reprodutor de mídia GNOME construído usando GJS com kit de ferramentas GTK4.
Esse media player está usando o GStreamer como back-end de mídia e renderiza tudo via OpenGL. Player funciona nativamente no Xorg e no Wayland. Ele também suporta VA-API em GPUs AMD/Intel.
O reprodutor de mídia possui uma GUI adaptável. Ao visualizar vídeos no “Modo Windowed”, o Clapper usará principalmente widgets GTK não modificados para combinar com a aparência do seu sistema operacional.
Quando o jogador entra no “Modo de tela inteira”, todos os elementos da GUI se tornam mais escuros, maiores e semitransparentes para o seu conforto de visualização.
Ele também possui um “Modo Flutuante”, que exibe o vídeo apenas na parte superior de todas as outras janelas para uma experiência de visualização semelhante a PiP. Transições amigáveis para dispositivos móveis também são suportadas.
Para melhor estabilidade, uma sessão de Wayland é recomendada. Os usuários do Wayland com GPUs AMD / Intel podem tentar habilitar o plugin ALTAMENTE EXPERIMENTAL “vah264dec” nas preferências do jogador para reduzir o uso de CPU e GPU em vídeos H.264 padrão (8 bits).
Agora, uma versão melhorada do player de vídeo Clapper (muito elegante) está disponível para download, o Clapper 0.6.
Novidades do Clapper 0.6
O código do Clapper foi reescrito e dividido em duas novas bibliotecas (clapper, uma biblioteca de reprodução; clapperGTK, uma biblioteca de integração GTK), com uma GUI na parte superior.
O desenvolvedor diz que essa abordagem facilita o desenvolvimento futuro e permite que outros aproveitem as bibliotecas do Clapper em seus próprios aplicativos.
Como parte dessa mudança fundamental, a forma como a reprodução funciona no aplicativo mudou, com a adoção do suporte para “fila de mídia”. E vários comportamentos do modo de fila estão disponíveis para seleção: Sem progressão, Consecutivo, Repetir item, Carrossel e Aleatório.
Outro toque interessante: a lista de filas usa as APIs necessárias para mostrar (quando possível) títulos de mídia adequados para cada item da fila, em vez de, como em alguns outros players, o nome do arquivo bruto ou URL do stream (se estiver reproduzindo um stream, porque o Clapper suporta esses bem como arquivos locais de vídeo/música).
A fila de mídia no Clapper 0.6 se integra perfeitamente ao MPRIS (diz-se que a integração do MPRIS em geral foi muito melhorada nesta versão), o que significa que as ações anteriores/seguintes podem ser acionadas usando as teclas de mídia do teclado, o que é um toque útil (literal).
Também é possível ver informações detalhadas sobre a reprodução de arquivos de mídia. Clicar no novo ícone de ponto de informações na parte superior da tela abre um pop-over.
Isso mostra uma série de atributos relacionados ao codec, codificação, resolução, taxa de bits, se a aceleração de hardware está sendo usada, etc.
Em resumo, esses são os destaques do Clapper 0.6:
- Interface de usuário renovada
- O player opera usando a fila de reprodução
- Várias novas sobreposições de status/informações
- Nova animação de buffer de vídeo
- Notificações do plugin GStreamer ausentes
- Os capítulos do vídeo são exibidos na barra de busca ao passar o mouse
- Suporte MPRIS aprimorado
- Funcionalidade expandida do servidor WebSocket
- Nível máximo de amplificação de volume aumentado para 200%
- Os modos de progressão de velocidade e fila são restaurados no lançamento
Para saber mais sobre essa versão do Clapper 0.6, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Clapper
Você encontrará a versão mais recente do Clapper no Flathub, que suporta a instalação na maioria das distribuições Linux modernas (incluindo o Ubuntu).
Para instalar a versão mais recente do Clapper nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o reprodutor de mídia Clapper no Linux via Flatpak
Distros baseadas em Arch podem instalar o Clapper a partir do AUR.