E foi lançado o Clapper 0.5.1 com um novo e aprimorado coletor de vídeo, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Clapper é um software gratuito e de código aberto projetado para desktops GNOME (é um aplicativo libadwaita).Ele é um reprodutor de mídia GNOME simples e moderno. Ele é um reprodutor de mídia GNOME construído usando GJS com kit de ferramentas GTK4.
Esse media player está usando o GStreamer como back-end de mídia e renderiza tudo via OpenGL. Player funciona nativamente no Xorg e no Wayland. Ele também suporta VA-API em GPUs AMD/Intel.
O reprodutor de mídia possui uma GUI adaptável. Ao visualizar vídeos no “Modo Windowed”, o Clapper usará principalmente widgets GTK não modificados para combinar com a aparência do seu sistema operacional.
Quando o jogador entra no “Modo de tela inteira”, todos os elementos da GUI se tornam mais escuros, maiores e semitransparentes para o seu conforto de visualização.
Ele também possui um “Modo Flutuante”, que exibe o vídeo apenas na parte superior de todas as outras janelas para uma experiência de visualização semelhante a PiP. Transições amigáveis para dispositivos móveis também são suportadas.
Para melhor estabilidade, uma sessão de Wayland é recomendada. Os usuários do Wayland com GPUs AMD / Intel podem tentar habilitar o plugin ALTAMENTE EXPERIMENTAL “vah264dec” nas preferências do jogador para reduzir o uso de CPU e GPU em vídeos H.264 padrão (8 bits).
Agora, uma versão melhorada do player de vídeo Clapper (muito elegante) está disponível para download, o Clapper 0.5.1.
Novidades do Clapper 0.5.1
A versão mais recente do Clapper, versão 0.5, apresenta um ‘novo e aprimorado coletor de vídeo GStreamer’. Essa opção introduz melhorias de desempenho e estabelece as bases para o desempenho futuro no futuro e lida com a sobreposição de legendas.
Se o coletor antigo do Clapper funcionou bem para você (e você achar que o novo não funciona), você pode alternar para o coletor legado usando uma variável de ambiente.
Clapper removeu seu suporte integrado para reprodução do YouTube, optando por mudar a carga de trabalho para um plug-in GStreamer.
Não querendo prejudicar os usuários que o usaram, o Clapper, quando instalado no Flathub, vem com um plug-in que pode lidar com a reprodução do YouTube, bem como de alguns outros sites.
Além disso, a rede agora usa libsoup3 e suporta o lançamento de D-Bus.
Para saber mais sobre essa versão do Clapper 0.5.1, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Clapper
Você encontrará a versão mais recente do Clapper no Flathub, que suporta a instalação na maioria das distribuições Linux modernas (incluindo o Ubuntu).
Para instalar a versão mais recente do Clapper nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o reprodutor de mídia Clapper no Linux via Flatpak
Não é fã de Flatpaks? Uma versão mais antiga está disponível nos repositórios (sem as melhorias mencionadas neste posy) no Ubuntu 22.04 LTS, enquanto as distros baseadas em Arch podem instalar o Clapper a partir do AUR.