ClamAV 1.4 lançado com algumas melhorias

E foi lançado o ClamAV 1.4 com algumas melhorias, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

ClamAV é um antivírus de código aberto e multiplataforma (possui versões para Windows, Linux, BSD, Solaris, Mac OS X e outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix).

Ele fornece uma série de ferramentas antivírus projetadas especificamente para a verificação de email. A arquitetura ClamAV é escalável e flexível, graças a um processo de multithreading.

Além disso, esse software possui um monitor poderoso integrado à linha de comando e ferramentas para atualizar os bancos de dados automaticamente.

O objetivo principal do ClamAV é alcançar um conjunto de ferramentas que identificam e bloqueiam malware de email.

ClamAV é um mecanismo antivírus projetado para detectar trojans, vírus, malware e outras ameaças maliciosas, frequentemente implantado em várias configurações, como servidores de e-mail Linux, gateways da web e servidores de arquivos.

Um dos pontos fundamentais desse tipo de software é a rápida localização e inclusão na ferramenta dos novos vírus encontrados e verificados.

Isso é obtido graças à colaboração de milhares de usuários que usam o ClamAv e sites como o Virustotal.com que fornecem vírus verificados.

Outra peça importante do ClamAV é o suporte ao desenvolvedor que possui em todo o mundo; Essa rede global de desenvolvedores permite uma reação rápida a qualquer evidência de um novo vírus.

Agora, o ClamAV 1.4 foi lançado.

Novidades do ClamAV 1.4

ClamAV 1.4 lançado com algumas melhorias
ClamAV 1.4 lançado com algumas melhorias

Sim. Seis meses após seu lançamento anterior 1.3, ClamAV, lançou sua versão mais recente, o ClamAV 1.4, junto com um compilador de bytecode atualizado.

O ClamAV 1.4 apresenta uma série de melhorias personalizadas para aprimorar a experiência do usuário e a segurança do sistema:

  • Suporte de arquivo expandido: o ClamAV ampliou seus recursos com suporte para formatos de arquivo ALZ e LHA/LZH, permitindo uma inspeção mais profunda em tipos de arquivo mais compactados.
  • Hashing fuzzy de imagem: esta versão permite um controle mais sutil sobre o hashing fuzzy de imagem, o que ajuda a detectar similaridades visuais em imagens que podem indicar phishing ou malware.
  • Opções de configuração aprimoradas: novas configurações DCONF foram incluídas, para que os usuários agora possam alternar recursos específicos diretamente por meio dos arquivos de configuração, fornecendo flexibilidade operacional personalizada.

No lado da plataforma, o ClamAV 1.4 fez várias atualizações estratégicas de suporte à plataforma:

  • O software descontinuou o fornecimento de pacotes Linux de 32 bits, motivado por mudanças mais amplas no setor e pelo fim da vida útil de certas distribuições Linux mais antigas. No entanto, entusiastas em plataformas mais antigas ainda podem compilar a partir da fonte.
  • O ClamAV 1.4 agora oferece pacotes ARM64 para Windows, expandindo seu suporte para arquiteturas de hardware mais modernas, embora suporte semelhante para Linux não esteja disponível nesta versão.

Paralelamente ao mecanismo antivírus principal, o compilador de bytecode ClamAV foi atualizado para utilizar o LLVM 16. A atualização também inclui uma série de outros aprimoramentos para melhorar a eficiência geral e a usabilidade do software.

Isso inclui melhor integração com sistemas de construção modernos, mensagens de erro refinadas para solução de problemas mais fácil e configurações de desempenho otimizadas para varreduras mais rápidas e confiáveis.

Para saber mais sobre essa versão do ClamAV, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o ClamAV 1.4

Para quem estiver interessado em instalar esse antivírus em seu sistema, poderá fazê-lo de uma maneira bastante simples, pois o ClamAV é encontrado nos repositórios da maioria das distribuições Linux.

No caso do Ubuntu e seus derivados, você pode instalá-lo a partir do terminal ou do centro de software do sistema.

Para poder executar a instalação a partir do terminal, basta usar o atalho de teclado Ctrl + Alt + T e nele digitar o seguinte comando:
sudo apt-get install clamav

Para quem é usuário do Arch Linux e derivados:
sudo pacman -S clamav

Enquanto para aqueles que usam o Fedora e derivados:
sudo dnf install clamav

Já no OpenSUSE, use:
sudo zypper install clamav

E para instalar a versão mais recente do ClamAV nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface para o ClamAV ClamTk no Linux via Flatpak
Como instalar o ClamAV no Linux e usá-lo corretamente

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.