ClamAV 1.2 lançado com um novo temporizador systemd

E foi lançado o ClamAV 1.2 com um novo temporizador systemd, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

ClamAV é um antivírus de código aberto e multiplataforma (possui versões para Windows, Linux, BSD, Solaris, Mac OS X e outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix).

Ele fornece uma série de ferramentas antivírus projetadas especificamente para a verificação de email. A arquitetura ClamAV é escalável e flexível, graças a um processo de multithreading.

Além disso, esse software possui um monitor poderoso integrado à linha de comando e ferramentas para atualizar os bancos de dados automaticamente.

O objetivo principal do ClamAV é alcançar um conjunto de ferramentas que identificam e bloqueiam malware de email.

Um dos pontos fundamentais desse tipo de software é a rápida localização e inclusão na ferramenta dos novos vírus encontrados e verificados.

Isso é obtido graças à colaboração de milhares de usuários que usam o ClamAv e sites como o Virustotal.com que fornecem vírus verificados.

Outra peça importante do ClamAV é o suporte ao desenvolvedor que possui em todo o mundo; Essa rede global de desenvolvedores permite uma reação rápida a qualquer evidência de um novo vírus.

Agora, o ClamAV 1.2 foi lançado na segunda-feira como a versão mais recente deste mecanismo antivírus multiplataforma de código aberto atualmente mantido pela Cisco Systems.

Novidades do ClamAV 1.2

ClamAV 1.2 lançado com um novo temporizador systemd
ClamAV 1.2 lançado com um novo temporizador systemd

Com a versão ClamAV 1.2 agora há suporte para extração de partições Universal Disk Format (UDF), uma nova opção para personalizar o cache de arquivos limpos do ClamAV para melhor desempenho, mas com maior uso de RAM, um novo timer systemd para executar atualizações do Freshclam e um aumento no Limite MaxScanSize para lidar com arquivos/arquivos maiores que 4 GB.

O limite MaxFileSize padrão ainda está definido como 2 GB para ignorar a verificação de arquivos.

Para saber mais sobre essa versão do ClamAV, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o ClamAV 1.2

Para quem estiver interessado em instalar esse antivírus em seu sistema, poderá fazê-lo de uma maneira bastante simples, pois o ClamAV é encontrado nos repositórios da maioria das distribuições Linux.

No caso do Ubuntu e seus derivados, você pode instalá-lo a partir do terminal ou do centro de software do sistema.

Para poder executar a instalação a partir do terminal, basta usar o atalho de teclado Ctrl + Alt + T e nele digitar o seguinte comando:
sudo apt-get install clamav

Para quem é usuário do Arch Linux e derivados:
sudo pacman -S clamav

Enquanto para aqueles que usam o Fedora e derivados:
sudo dnf install clamav

Já no OpenSUSE, use:
sudo zypper install clamav

E para instalar a versão mais recente do ClamAV nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface para o ClamAV ClamTk no Linux via Flatpak
Como instalar o ClamAV no Linux e usá-lo corretamente

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.