CL-32, um computador de bolso DIY moderno com design retrô

Conheça o CL-32, um computador de bolso DIY moderno com design retrô. Confira os detalhes e especificações desse computador.

O CL-32 é um PC de bolso em andamento que combina hardware moderno com design clássico inspirado em sistemas da década de 1980, como o TRS-80 Pocket Computer.

CL-32, um computador de bolso DIY moderno com design retrô

CL-32, um computador de bolso DIY moderno com design retrô

Embora alguns detalhes ainda não tenham sido finalizados, os elementos básicos incluem um sistema ESP32-S3 em um chip combinado com uma pequena tela E Ink e uma placa de circuito impresso personalizada com um teclado QWERTY.

O desenvolvedor Peter Barker tem compartilhado atualizações de progresso no HackADay e nas redes sociais.

Este não é o primeiro computador de bolso de Barker. Projetos anteriores incluem o console de jogos Pi0CKET-tiny com Raspberry PI Zero e o computador de mão Pi0CKET-Clicker com um teclado físico.

Embora esses sistemas possam executar sistemas operacionais de desktop GNU/Linux completos, o CL-32 foi projetado para uso mais básico. O chip ESP32-S3 possui um microcontrolador dual-core Xtense LX7 que roda a 240 GHz e apenas 512 KB de SRAM.

É muito mais poderoso do que os chips que alimentavam computadores de bolso quarenta anos atrás, mas não oferecerá o mesmo nível de desempenho que os chips encontrados na maioria dos computadores de placa única Raspberry Pi.

Por outro lado, o ESP32-S3 consome menos energia, enquanto ainda oferece suporte para conectividade WiFi 4 e Bluetooth 5 LE.

Combinado com uma tela E Ink de baixo consumo, um dispositivo como o ESP32 pode oferecer semanas de duração da bateria com uma bateria relativamente pequena com capacidade de 1500 mAh ou menos.

CL-32, um PC de bolso DIY moderno com design retrô

O design atual inclui um teclado de 72 teclas, uma tela E Ink de 296 x 128 pixels e uma área de porta de expansão no canto superior direito que fornece acesso a uma interface GPIO de 16 pinos.

Barker diz que a “ideia inicial” para o projeto “era ter um ambiente de codificação completo a bordo, para que você pudesse elaborar algum código em movimento”, e que a versão final pode rodar um sistema operacional baseado em MicroPython.

Mas o suporte para WiFi e Bluetooth também pode fazer disso uma ferramenta de comunicação de bolso, um dispositivo simples para fazer anotações ou até mesmo processamento de texto em movimento, ou outros aplicativos onde um smartphone, tablet ou laptop pode ser um exagero.

Sair da versão mobile