Segundo informações do site 9to5Google, o recurso de busca Circle to Search já chegou ao Chrome para desktop.
O Circle to Search é uma das novas “joias da coroa” do Google na era da IA. Ele permite que você inicie pesquisas rápidas com o Lens em qualquer coisa que você veja na tela.
O Lens retornará resultados úteis relacionados ao item que você está procurando, tudo sem alternar para outro aplicativo. Ele pode informar lojas próximas que vendem um determinado par de sapatos, traduzir texto de uma imagem, identificar monumentos ou obras de arte e muito mais.
Até pouco tempo, o Circle to Search estava disponível apenas em dispositivos móveis, com integração nativa em alguns Androids e por meio de uma solução alternativa do Google Lens no iOS.
Mas agora, o Google está integrando um recurso semelhante ao Circle to Search na barra de endereços do Chrome para PCs e laptops de mesa.
Circle to Search já chegou ao Chrome para desktop
Conforme relatado pelo 9to5Google, os usuários do navegador Chrome poderão usar o recurso semelhante ao Circle to Search em PCs de mesa e dispositivos Chromebook.
É mais fácil de usar em Chromebooks, pois o navegador está recebendo um novo ícone do Google Lens na barra de pesquisa. Clicar nele abrirá uma caixa redimensionável que você pode usar para destacar qualquer item na interface.
Você receberá os resultados da pesquisa em uma barra lateral à direita.
Por outro lado, o recurso é menos visível no Chrome para Windows e Mac. Em vez de ter um botão Lens na barra de endereço por padrão, há uma nova opção “Pesquisar com o Google Lens” nas configurações do Chrome.
No entanto, você pode adicionar o botão à barra de ferramentas do Chrome (não à barra de endereço) clicando no ícone “Pin” que aparece na parte superior da barra lateral de resultados da pesquisa. Depois disso, o ícone Lens estará disponível ao lado do botão “Extensões”.
De qualquer forma, a gigante de Mountain View descreve o recurso dizendo que “o Google Lens no Chrome facilita a pesquisa de qualquer coisa que você veja na tela.
Pesquise em um vídeo que você está assistindo, um slide em uma transmissão ao vivo ou uma imagem em uma página da web. O Google Lens lhe dará respostas ali mesmo, na sua aba, e você pode continuar navegando com as novas informações que encontrou.”
O Chrome já oferecia a opção de iniciar uma busca em itens durante a navegação. Por exemplo, você poderia destacar um texto ou clicar com o botão direito em uma imagem para obter resultados do Google na barra lateral.
No entanto, a integração do Circle to Search adiciona versatilidade ao recurso. Não há dúvidas de que o Google quer aumentar o alcance do Lens, tornando-o mais fácil de usar em tantas plataformas quanto possível.