E foi lançado o Cinnamon 6 com suporte inicial ao Wayland, e mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.
Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.
Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.
Agora, a equipe do Linux Mint lançou o ambiente de desktop Cinnamon 6.
Novidades do Cinnamon 6
A maior novidade no ambiente de desktop Cinnamon 6.0 é a implementação de uma sessão experimental do Wayland. Certamente parece que 2024 é o ano do desktop Wayland, já que cada vez mais ambientes de desktop e distribuições Linux o estão adotando por padrão.
Embora o Cinnamon 6.0 ofereça uma sessão Wayland para aqueles que desejam experimentá-lo e relatar os problemas encontrados à equipe do Linux Mint para que possam melhorá-lo em versões futuras, a sessão Wayland não substituirá o servidor Xorg tão cedo na distribuição Linux Mint.
A sessão experimental do Wayland incluída no ambiente de desktop Cinnamon 6.0 estará disponível com o próximo lançamento do Linux Mint 21.3 “Virginia”, previsto para ser lançado próximo ao feriado de Natal.
Você poderá escolher entre as sessões Cinnamon (X11) e Cinnamon on Wayland na tela de login.
Uma coisa a mencionar aqui é que a nova sessão Wayland do Cinnamon aparentemente suporta um dimensionamento fracionário experimental para telas HiDPI por meio da opção GTK scale-monitor-framebuffer.
A sessão do Wayland também usa um arquivo de desktop separado e coisas que atualmente não funcionam foram desativadas.
Além da sessão experimental do Wayland, o ambiente de desktop Cinnamon 6.0 também apresenta um miniaplicativo de som atualizado com suporte para Telegram Desktop para reprodutores de áudio que não buscam suporte e uma nova ação Shift + clique do meio, bem como uma nova opção para sempre mostrar o interruptor de entrada.
Ele também adiciona suporte para imagens AVIF, uma nova opção para seleção de tela de notificação, um novo gesto para zoom da área de trabalho, uma nova opção de detalhes de menu, suporte para seletor de cores no serviço de captura de tela e um arquivo de configuração do portal xdg.
Várias melhorias também estão presentes para corrigir miniaturas ausentes de janelas criadas enquanto o miniaplicativo Menu está aberto, ativar o redimensionamento de janelas no Cinnamon Menu Editor, corrigir um bug que fazia com que o miniaplicativo Menu ficasse parcialmente atrás do painel, consertar a bateria do miniaplicativo Power status, corrigir o recarregamento de desklets após uma atualização quando há várias instâncias em execução e garantir que a janela Configurações caiba na barra de ferramentas quando expandida.
Como instalar ou atualizar
O Cinnamon 6 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.
Ou seja, para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.
Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
o Cinnamon 6 já chegou aos repositórios estáveis do Arch Linux, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon
Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon