E foi lançado o Cinnamon 6.4 com tema reformulado e Night Light, e muito mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.
Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.
Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.
Agora, a equipe do Linux Mint lançou o ambiente de desktop Cinnamon 6.4.
Novidades do Cinnamon 6.4
Sim. A equipe do Linux Mint lançou o ambiente de trabalho Cinnamon 6.4, que será o padrão no próximo lançamento do Linux Mint 22.1 (Xia), previsto para o final de dezembro de 2024, perto das férias de Natal.
Os destaques do ambiente de trabalho Cinnamon 6.4 incluem um novo tema padrão que é muito mais escuro e contrastado.
O tema reformulado apresenta elementos arredondados, diálogos modais redesenhados, suporte para destaques do painel, suporte para botões coloridos em diálogos e um espaço entre os applets e o painel.
O novo tema Cinnamon padrão também apresenta estilo atualizado para o applet de calendário e o menu do applet de energia, estilo de switch atualizado para combinar com a nova cor de fundo e preenchimento horizontal reduzido em botões de notificação.
O tema reformulado será habilitado por padrão em todas as novas instalações do Linux Mint.
O Cinnamon 6.4 também vem com um recurso Night Light integrado nas configurações de exibição para ajudar a reduzir o cansaço visual ao trabalhar à noite no seu computador, uma caixa de diálogo “Forçar Encerramento” reescrita no Clutter que aparecerá quando um aplicativo estiver congelado e não responder mais, bem como um novo applet de status.
Além disso, o Cinnamon 6.4 moderniza os botões de mídia e OSDs do espaço de trabalho, melhora as notificações, animações e o inicializador de aplicativos, renomeia a opção “Sair” para “Desligar” no menu principal e renomeia a opção “Sair” e coloca em maiúscula a opção Bloquear Tela no menu principal.
Ele também adiciona opções de Power Profile ao módulo de energia, juntamente com suporte para FreeDesktop.org PowerProfiles DBus, adiciona suporte para executar o applet NetworkManager (nm-applet) durante fallback de sessão, adiciona uma opção para mostrar notificações em tela cheia e torna os estados de notificação imutáveis.
Por último, mas não menos importante, o Cinnamon 6.4 adiciona suporte para mais rótulos e ícones de dispositivos de bateria nas configurações de energia, melhora as visualizações para arquivos de imagem JXL (JPEG-XL), corrige o suporte HiDPI para ícones de dispositivos de som, adapta-se à nova configuração de superamplificação e adiciona suporte para usar as setas do teclado numérico para navegar no menu principal.
O applet Grouped Window List também foi atualizado com uma nova opção para listar janelas apenas do monitor atual.
Além disso, o Cinnamon agora reproduzirá um som de alteração de volume após arrastar um controle deslizante e sempre mostrará o painel se um menu estiver aberto sobre ele.
Para saber mais sobre essa versão do Cinnamon, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Cinnamon 6.4 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.
Ou seja, para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.
Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
O Cinnamon 6.4 já chegou aos repositórios estáveis do Arch Linux, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon
Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon