E foi lançado o Cinnamon 5 com suporte para atualização de especiarias, e mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.
Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.
Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.
Mais de seis meses se passaram desde o lançamento do Cinnamon 4.8, e agora é hora de uma nova versão principal deste ambiente de desktop leve e moderno desenvolvido pelos fabricantes e usado para a distribuição popular do Linux Mint, Cinnamon 5.0.
Novidades do Cinnamon 5
O Cinnamon 5.0 vem com muitas melhorias para tornar o ambiente de desktop padrão do Linux Mint mais estável e confiável, incluindo um mecanismo de limite de memória para que não consuma toda a RAM do seu computador pessoal.
Uma das maiores mudanças no Cinnamon 5.0 é a inclusão de novas ferramentas GUI e CLI para verificar, listar e realizar atualizações do Cinnamon Spices, que inclui miniaplicativos, desklets, extensões e temas.
Isso significa que você não precisa mais depender de uma ferramenta de terceiros ou ir para Configurações para atualizar suas Especiarias.
Segundo Clement Lefebvre:
“O Cinnamon 5 será lançado com uma ferramenta de linha de comando chamada cinnamon-spice-updater, que pode listar as atualizações disponíveis e / ou aplicá-las. Para tornar mais fácil para as distribuições integrarem as atualizações do Cinnamon spice em seu Update Manager, um módulo Python 3 também será fornecido.”
O miniaplicativo de lista de janelas recebeu alguma atenção durante este ciclo, agora apresentando a capacidade de rastrear as posições das janelas na lista para poder restaurar suas janelas entre reinicializações, mas várias melhorias também foram feitas no Menu, Rede, Som e Energia miniaplicativos.
Obviamente, o Cinnamon 5.0 inclui várias outras correções de bugs e mudanças menores para suportar as tecnologias GNU/Linux mais novas e ter um desempenho mais eficiente do que nunca.
Ele também melhora o efeito de escala em janelas não maximizadas, melhora o suporte para aplicativos Flatpak e remove o atalho de teclado Alt + Tab Q para fechar uma janela.
Como instalar ou atualizar
O Cinnamon 5.0 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.
Ou seja, para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.
Ele também será fornecido como o ambiente de desktop padrão da próxima distribuição Linux Mint 20.2 “Uma”.
Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
No caso do Arch Linux, o pacote ainda não está dentro dos repositórios, mas no AUR é uma questão de horas para que esteja disponível. Quando estiver, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon
Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores.
Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon