E foi lançado o Cinnamon 5.8 com gestos, modo escuro, estilos, e mais. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.
Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.
Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.
Agora, a equipe do Linux Mint lançou o ambiente de desktop Cinnamon 5.8.
Novidades do Cinnamon 5.8
Existem vários novos recursos interessantes no Cinnamon 5.8 e um deles é o suporte ao XDG Desktop Portal para fornecer melhor compatibilidade para aplicativos Flatpak, bem como aplicativos GNOME/libadwaita. Isso possibilita que esses aplicativos façam capturas de tela.
Além disso, esse recurso traz uma configuração de modo escuro global para aplicativos que o suportam. Existem três opções para escolher, incluindo Preferir claro, Preferir escuro e Deixar que os aplicativos decidam.
Outro novo recurso incrível do Cinnamon 5.8 é o suporte para gestos em touchpads, telas sensíveis ao toque e tablets. Esses gestos podem ser usados para gerenciamento de janela, gerenciamento de espaço de trabalho, ladrilhos, bem como controles de mídia.
O Cinnamon 5.8 também apresenta um novo conceito chamado “estilos” para tornar seu ambiente de trabalho ótimo.
Para isso, cada estilo vem com três modos, ou seja, misto, escuro e claro, além de cores de destaque. No modo Misto, a maioria dos aplicativos é clara e alguns elementos da área de trabalho são escuros para criar contraste.
As dicas de ferramentas foram redesenhadas para serem mais consistentes em várias versões do GTK (GTK2, GTK3) e Cinnamon, e agora também usam cores de destaque.
As dicas de ferramenta no Cinnamon agora são maiores, mais arredondadas e com margens maiores. Eles também agora têm um pouco de espaço entre os applets para que não fiquem presos ao painel.
O mesmo vale para as notificações, que também usam cores de destaque e, sempre que possível, agora vão dar preferência a ícones simbólicos.
Devo mencionar o fato de que as opções de cores de destaque não aparecem no painel Temas em outras distribuições além do Linux Mint, mas você pode usar configurações avançadas para alterá-las.
O Nemo, o gerenciador de arquivos padrão do Cinnamon, recebeu suporte para miniaturas multiencadeadas.
Esta é uma melhoria de desempenho, pois o Nemo agora precisará de menos recursos de CPU ao gerar miniaturas, pois é capaz de gerar várias miniaturas em paralelo, em vez de gerar cada miniatura uma a uma. Com esse aprimoramento, suas pastas grandes serão abertas mais rapidamente.
Vários miniaplicativos do Cinnamon receberam melhorias, incluindo a lista de janelas agrupadas e os miniaplicativos de som.
Além disso, o miniaplicativo Menu agora pode ser redimensionado usando o ponteiro do mouse, vem com um novo botão nas configurações para permitir que você restaure seu tamanho original e permite editar o menu mais rapidamente por meio do menu de contexto do botão direito do mouse do miniaplicativo.
Para completar, o Cinnamon 5.8 adiciona atalhos de teclado para deformar o ponteiro do mouse entre monitores em configurações de vários monitores, adiciona a capacidade de colar a seleção atual com o clique do meio (ativado por padrão nas configurações do Mouse e Touchpad) e adiciona a capacidade de desative os avisos de bateria fraca para dispositivos conectados nas configurações de gerenciamento de energia.
O Cinnamon 5.8 também faz uso do subsistema vga_switcheroo Linux para descarregamento de GPU em laptops com gráficos híbridos e adiciona uma nova opção nas configurações Alt+Tab do Windows para deslocar o ponteiro do mouse para a janela recém-focada após a conclusão da ação Alt+Tab.
Sob o capô, o Cinnamon 5.8 vem com um CJS atualizado, o interpretador Cinnamon Javascript, que foi rebaseado no GJS 1.74 e faz uso do SpiderMonkey (libmozjs) 102. Isso deve dar ao Cinnamon um aumento de desempenho.
Como instalar ou atualizar
O Cinnamon 5.8 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.
Ou seja, para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.
O Cinnamon 5.8 será o ambiente de desktop padrão do próximo lançamento da distribuição Linux Mint 21.2 “Victoria”, que será lançado ainda este mês.
Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
o Cinnamon 5.8 já chegou aos repositórios estáveis do Arch Linux, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon
Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon