E foi lançado o Cinnamon 5.4 em preparação para o Linux Mint 21 Vanessa. Confira as novidades deste lançamento e veja como instalar.
Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.
Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.
Agora, Cinnamon 5.4 foi marcado para lançamento e distribuição com a próxima série de sistemas operacionais Linux Mint 21 “Vanessa”, que será lançada neste verão com base no Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” da Canonical.
Novidades do Cinnamon 5.4
O Cinnamon 5.4 vem quase sete meses após o Cinnamon 5.2, que você está usando atualmente com suas instalações do Linux Mint 20.3 “Una”, e vem com um gerenciador de janelas mais novo e mais estável e um interpretador JavaScript baseado em uma versão mais moderna da janela Mutter do GNOME e gerenciador composto, bem como as ligações GJS JavaScript para GNOME.
Sobre isso, o desenvolvedor líder Clement Lefebvre disse que:
“Em preparação para o Linux Mint 21, estamos atualizando o interpretador Javascript do Cinnamon e rebaseando seu gerenciador de janelas em uma versão mais moderna do Mutter. Esta é uma tarefa enorme e requer muitas alterações de código no próprio Cinnamon e causa um número significativo de regressões.”
Os destaques do ambiente de desktop Cinnamon 5.4 incluem pop-up de redimensionamento para terminais, a capacidade de copiar informações do sistema para a área de transferência, configuração simplificada de hotcorner e suporte para barreiras de canto, backend de switch de escala fracionária atualizado, applet Show Desktop aprimorado, suporte para ações de aplicativos (com ícones) no miniaplicativo Menu e uma porta do miniaplicativo xrandr para a API Muffin.
Com esta versão, o Cinnamon agora é capaz de se adaptar a monitores lógicos, onde o monitor primário nem sempre é 0.
Esta versão também desativa algumas funcionalidades de versões anteriores, como algumas das teclas de mídia, pois agora são tratadas internamente pela janela Muffin gerenciador, bem como o efeito ‘hover’ para o fundo do módulo de exibição.
Entre outras mudanças notáveis implementadas no Cinnamon 5.4, há melhor navegação pelo teclado para o miniaplicativo Menu, suporte para o miniaplicativo Calendário para exibir a hora de término para eventos de um dia, suporte aprimorado ao layout RTL (direita para a esquerda) para o controle deslizante de volume do miniaplicativo de som , bem como suporte para que o photoframe desklet não exiba arquivos ocultos ou arquivos localizados em diretórios ocultos.
O applet de som também foi atualizado para ocultar a alternância de mudo do microfone quando o microfone não está sendo usado, e o applet de energia agora mostra texto e valor ao arrastar o controle deslizante de brilho. Além disso, o miniaplicativo Window List agora oferece a opção de alterar a largura do botão.
Várias correções de bugs estão presentes também para corrigir duplicatas de dispositivos no miniaplicativo Power, a implementação da camada de desklet aumentar/diminuir, o posicionamento da dica de ferramenta XApp Status Applet em painéis verticais, várias combinações de teclas, documentação e muitos outros componentes principais.
Como instalar ou atualizar
O Cinnamon 5.4 está disponível para download agora mesmo em sua página GitHub para fornecedores de sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em sua próxima versão principal ou apenas fornecer a seus usuários a atualização mais recente.
Ou seja, para aqueles que estão interessados em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.
Ele também será fornecido como o ambiente de desktop padrão da próxima distribuição Linux Mint 20.3 “Uma”.
Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
No caso do Arch Linux, o pacote ainda não está dentro dos repositórios, mas no AUR é uma questão de horas para que esteja disponível. Quando estiver, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon
Enquanto para o Fedora, o pacote também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon