Cinnamon 4.6 lançado com melhorias de escala fracionária e mais

O ambiente Cinnamon 4.6 com melhorias de escala fracionária e outros recursos. Confira as novidades e veja como atualizar ou instalar.

Cinnamon e um ambiente gráfico desenvolvida pela comunidade do Linux Mint e que é um fork do Gnome Shell, o gerenciador de arquivos Nautilus e o gerenciador de janelas Mutter, com o objetivo de fornecer ao ambiente clássico do estilo Gnome 2 suporte para elementos de interação bem-sucedidos do Gnome Shell.

Cinnamon 4.6 lançado com melhorias de escala fracionária e mais
Cinnamon 4.6 lançado com melhorias de escala fracionária e mais

Cinnamon é baseado nos componentes do Gnome, mas esses componentes são enviados como um fork periodicamente sincronizado que não está relacionado externamente ao Gnome.

Agora, o projeto lançou a nova versão do seu ambiente de desktop, o Cinnamon 4.6.

Novidades do Cinnamon 4.6

Nesta nova versão do ambiente, destaca-se o suporte implementado para dimensionamento fracionário, que permite escolher o tamanho ideal de elementos em telas com alta densidade de pixels (HiDPI); por exemplo, você pode aumentar os elementos da interface exibidos não 2 vezes, mas 1,5.

O diálogo de configuração do monitor foi redesenhado, adicionada a capacidade de selecionar a taxa de atualização da tela e o suporte para atribuir seus próprios fatores de escala para cada monitor, o que resolve o problema da operação ao conectar um monitor normal e o HiDPI .

Uma nova paleta foi proposta no tema de design Mint-Y, no qual, devido às manipulações de matiz e saturação, cores mais brilhantes são selecionadas, mas sem perda de legibilidade e conforto. Novos conjuntos de cores rosa e Aqua.
Cinnamon 4.6 lançado com melhorias de escala fracionária e mais
O applet XappStatusIcon adicionou suporte à API StatusNotifier (aplicativos Qt e Electron), libAppIndicator (LEDs do Ubuntu) e libAyatana (LEDs Ayatana for Unity), que usarão o XappStatusIcon como um mecanismo exclusivo para minimizar a bandeja do sistema que não requer suporte para várias APIs no lado da mesa.

A mudança melhorará o suporte para a colocação de sinalizadores, aplicativos baseados na plataforma Electron e o protocolo xembed na bandeja do sistema (GTK Technology para colocar ícones na bandeja do sistema).

XAppStatusIcon representa o ícone, dica de ferramenta e representação de marca na lateral do miniaplicativo e usa o DBus para transferir informações através de miniaplicativos, bem como eventos de clique.

A renderização ao lado do miniaplicativo fornece ícones de alta qualidade de qualquer tamanho e resolve problemas de exibição.

Ele também destaca o desempenho do código otimizado para processar miniaturas no gerenciador de arquivos do Nemo.

As miniaturas agora são geradas de forma assíncrona e as miniaturas são carregadas com uma prioridade mais baixa do que a navegação no diretório (a ideia é dar prioridade ao processamento de conteúdo e as miniaturas são carregadas de acordo com o princípio residual, o que pode acelerar trabalhar significativamente ao custo de uma exibição mais longa de ícones de stub).

Um novo utilitário foi preparado para trocar arquivos entre dois computadores na rede local, usando criptografia para transferência de dados.

Para saber mais sobre essa versão do Cinnamon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Cinnamon 4.6

Para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar esta nova versão do ambiente de área de trabalho, eles podem fazer isso por enquanto baixando seu código-fonte e compilando-o em seu sistema.

Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu

No caso do Arch Linux, o pacote ainda não está dentro dos repositórios, mas no AUR é uma questão de horas para que esteja disponível. Quando estiver, para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
yay -S cinnamon

Enquanto para o Fedora, o pacote atualmente está disponível apenas para a versão 33 (versão de teste), mas também em breve estará disponível para versões anteriores. Para instalar o pacote assim que estiver disponível, use o comando abaixo em um terminal:
sudo dnf install cinnamon

O que está sendo falado no blog

No Post found.

///” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.