O ambiente Cinnamon 3.8 foi lançado e já está disponível nos repositórios de algumas distribuições populares Linux, com suporte ao Python 3 e outras melhorias. Confira as novidades e veja como atualizar ou instalar.
- Como instalar o editor de menu AppEditor no Linux via Flatpak
- Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
O lançamento foi uma surpresa, pois essa versão, estava programada para ser lançada junto com a próxima série de sistemas operacionais Linux Mint 19 “Tara”, que chegaria apenas em junho.
Novidades do Cinnamon 3.8
Essa versão traz inúmeras melhorias, novos recursos e muitos portes em Python 3 para vários componentes.
Notificações agora podem ser posicionadas na parte inferior da tela
O Cinnamon 3.8 também adiciona suporte para que as notificações do sistema sejam posicionadas na parte inferior da tela, incluindo as configurações de vários monitores, faz com que as animações das janelas sejam um pouco menos drásticas, renomeie a guia “Efeitos” nas “Configurações de Sons” e adicionados padrões ao Fedora, Red Hat Enterprise Linux e sistema operacional CentOS no Cinnamon Settings.
Agora, o frontend GTK+ do gksu para o sudo não é mais usado, o app-switcher respeitará a mesma configuração do alternador de tarefas Alt-tab e os usuários agora podem alternar a visibilidade dos desklets no menu de contexto do miniaplicativo “Mostrar área de trabalho”.
Além disso, uma nova opção de alternador de aplicativos permitirá que os usuários alternem as janelas na área de trabalho atual.
Dentre as melhorias implementadas no Cinnamon 3.8, vale mencionar que a caixa de diálogo de mensagens do screensaver foi simplificada, a funcionalidade mute clique do Sound Applet foi refinada e a barra de volume de som agora é atualizada quando o volume máximo de som muda, o que agora é configurável nas definições de som.
O Sound Applet também recebeu suporte para alterar a faixa seguinte ou anterior na rolagem do mouse para a direita ou para a esquerda, uma nova configuração para preservar a proporção, melhorias nos botões de controle e a capacidade de não exibir mais o iniciador do player quando a opção de controle dos players estiver desativada.
Outras melhorias
O Cinnamon 3.8 também remove o suporte para a ferramenta JHBuild do GNOME, bem como o componente cinnamon-extension-tool, adiciona uma nova entrada “Shutdown Immediately” (Desligar Imediatamente) às mensagens “lid close” e “power critical” e permitirá que os usuários instalem especiarias de terceiros a partir de uma pasta local. Inúmeros bugs foram corrigidos também.
Portes em Python 3 para vários componentes
Dos componentes que foram portados para o Python 3 no lançamento do Cinnamon 3.8, os mais importantes são cinnamon-settings, cinnamon-menu-editor, cinnamon-desktop-editor, cinnamon-settings-users, melange, background slideshow, o switch editor, o screensaver lock dialogs (caixas de diálogo de bloqueio do protetor de tela), scripts de geração de arquivos de desktop, e todos os utilitários.
Se você usa o Ubuntu, ou um derivado dele, veja como instalar a versão mais recente usando esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do ambiente Cinnamon no Ubuntu
Conheça melhor o Cinnamon
Para saber mais sobre esse ambiente, clique nesse link.