Keith Myers lançou uma nova versão de seu sistema e informou que o Chromium OS for GPD Pocket 1 e 2 traz correções para esses minilaptops.
O GPD Pocket e o Pocket 2 são laptops minúsculos, pequenos o suficiente para dobrar e deslizar para dentro de (alguns) bolsos… daí o nome.
Com telas sensíveis ao toque de 7 polegadas e teclados QWERTY, eles são tão pequenos quanto você pode imaginar, mas ainda suportam a digitação em um laptop.
A GPD envia os mini-laptops Pocket com o software Windows 10, mas os desenvolvedores independentes vêm portando sistemas operacionais alternativos há anos. Você pode executar distribuições Linux (existe até uma versão do Ubuntu MATE projetada para esses pequenos PCs).
Além disso, o desenvolvedor Keith Myers tem oferecido builds do Chromium OS para aqueles que desejam transformar seus dispositivos GPD em minúsculos Chromebooks.
Agora, Myers lançou recentemente uma atualização para o seu Chromium OS que traz uma série de melhorias.
Chromium OS para GPD Pocket 1 e 2 traz hardware e correções de software
O Chromium OS é a versão de código aberto do Chrome OS do Google, o sistema operacional que alimenta os Chromebooks.
Mas como este é uma port não oficial, nem tudo estava funcionando corretamente nas compilações anteriores.
Agora Myers diz que a partir de R89-13613, sua compilação do Chromium OS adiciona suporte para:
- Rotação automática da tela, para que você não precise girar manualmente a tela do Chromium OS, a tela de inicialização, o carregador de inicialização Grub ou os terminais TTY.
- WiFi, Bluetooth e som funcionam imediatamente, e a saída de vídeo via USB Type-C é compatível com o uso de um dock USB-C.
- Os controles dos pais estão disponíveis.
- Há suporte para ajustar recursos avançados e experimentais usando
chrome://flags
. - O Debian 10 é o padrão para usuários que desejam instalar aplicativos Linux usando Crostini.
- Aceleração de GPU, redimensionamento de disco, passagem de microfone e USB, encaminhamento ou encaminhamento e backups são todos habilitados para Crostini por padrão. Você também pode compartilhar arquivos entre os aplicativos Chromium OS e Crostini.
- O instalador do Chromium OS foi atualizado para facilitar o uso.
- Há suporte para inscrição empresarial.
- Você pode espelhar sua área de trabalho em um dispositivo Chromecast ou Android TV.
Myers também está oferecendo um único download que você pode usar para instalar o Chromium OS no GPD Pocket 1 ou Pocket 2, e planeja lançar atualizações over-the-air semanalmente.
Ainda existem alguns problemas conhecidos – você não pode carregar um GPD Pocket 1 executando a versão mais recente do Chromium OS enquanto o está usando, por exemplo. Você precisará desligar a máquina para carregá-la.
Isso não é um problema no Pocket 2, mas o indicador de bateria não se move enquanto estiver conectado a uma fonte de alimentação, mesmo que o dispositivo esteja carregando.
Além disso, os controles de brilho da tela ainda não estão funcionando com nenhuma das versões.
Por fim, os usuários podem ver as opções do Google Assistente e Dispositivos conectados nas configurações, mas você não pode usá-los, pois esses recursos estão disponíveis exclusivamente no Chrome OS e não funcionam com o Chromium OS.