E foi lançado o Chrome OS 121 com um grande número de atualizações. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.
O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.
Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 121, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 121.
Novidades do ChromeOS 121
Sim. O ChromeOS 121 foi lançado e esta versão vem com um grande número de atualizações e entre as mudanças mais importantes está a atualização do App Streaming, ditado, bem como o fim da compatibilidade com o ChromeOS Flex, mudanças no assistente, entre outras coisas.
Nesta nova versão do Chrome OS 121, uma das novidades mais notáveis é a compatibilidade com o ChromeVox no modo App Streaming, que permite a transmissão de aplicativos em dispositivos Chromebook.
Os usuários agora podem usar o ChromeVox para interagir com aplicativos executados no modo App Streaming, permitindo trabalhar remotamente com aplicativos Android externos cuja interface é exibida em uma janela separada.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão é a ativação da entrada de voz através do atalho de teclado “Launcher + D” (ou através de um botão separado, disponível em alguns teclados Logitech).
Ao ativar a entrada de voz pela primeira vez, os usuários verão uma caixa de diálogo explicando o processo e possíveis downloads de arquivos específicos do idioma.
Além disso, no ChromeOS 121 o Google Assistant agora deixa de mostrar mensagens de boas-vindas ao usuário na primeira inicialização, um novo gesto de controle foi implementado para fechar notificações pop-up usando o painel de toque e o suporte ao modo standby é destacado Impressão sem margens, permitindo imprimir fotos em espaço total em papel fotográfico.
O ChromeOS 121 introduz restrição de arquivos DLP. Essa mudança oferece novos recursos para controlar as ações que os usuários podem realizar com arquivos em dispositivos ChromeOS. Como tal, permitem estabelecer regras com base na origem e destino dos ficheiros.
As restrições de arquivo DLP agora estão disponíveis para eventos como copiar e colar, captura de tela, compartilhamento de tela e impressão.
Por outro lado, no ChromeOS 121 o suporte para dispositivos ChromeOS Flex certificados foi encerrado, ou seja, eles não receberão mais suporte de testes e manutenção da equipe Flex.
Entre os dispositivos citados estão: HP Compaq 6005 Pro, HP Compaq Elite 8100, Lenovo ThinkCentre M77, HP ProBook 6550b, HP 630 e Dell Optiplex 980.
Vale ressaltar que embora o suporte tenha terminado, esses dispositivos continuarão recebendo atualizações do ChromeOS Flex, mas a equipe Flex não testará mais e manterá essas atualizações.
Em relação às correções de segurança, destaca-se que foram resolvidas 7 vulnerabilidades, sendo 6 delas consideradas de gravidade média:
- CVE-2024-25556, CVE-2024-1280 e CVE-2024-1281: causam gravações de buffer fora dos limites e afetam o driver CAMX, a função cam_lrme_mgr_hw_prepare_update e a função PhysmemCreateNewDmaBufBackedPMR.
- CVE-2024-25557: Devido ao acesso de uso após livre das páginas físicas no lado da GPU PowerVR, permitindo que a memória física seja lida e gravada no espaço do usuário.
- CVE-2024-25558: Uma vulnerabilidade de estouro de número inteiro no driver PowerVR GPU permite que dados sejam gravados em uma área de buffer fora dos limites.
- CVE-2023-6817 e CVE-2023-6932: Estas são vulnerabilidades no kernel Linux.
De você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.
Como atualizar para o Chrome OS
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.