E foi lançado o Chrome OS 120 com novos recursos, melhorias, e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.
O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.
Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 120, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 116.
Novidades do Chrome OS 120
Sem dúvida, um dos destaques do ChromeOS 120 é o novo recurso “Self Share” para compartilhar arquivos entre vários dispositivos do mesmo usuário.
Graças a esta funcionalidade, os usuários podem transferir arquivos automaticamente entre todos os seus dispositivos conectados à mesma conta Google.
O recebimento dos dados é confirmado automaticamente em todos os dispositivos Android ou ChromeOS vinculados à mesma conta Google, mesmo que a tela do aparelho esteja desligada. O recurso pode ser habilitado em “chrome://flags/#nearby-sharing-self-share
”
Outra mudança que se destaca no ChromeOS 120 é o novo botão “área de trabalho virtual” na barra de tarefas, para alternar rapidamente entre desktops virtuais, criar um novo desktop, avaliar visualmente o conteúdo dos desktops e agrupá-los.
Além disso, destaca-se uma nova página “Personalizar teclas do teclado” que permite “Selecionar um atalho para cada ação”, excluir, avançar ou retroceder página, finalizar, home e inserir, bem como a possibilidade de ativar/usar F11 e F12 usando combinações de teclas predefinidas.
Também podemos encontrar um recurso que nos mostra todos os detalhes relevantes sobre os aplicativos em “Configurações > Aplicativos > Gerenciar seus aplicativos” no qual uma nova seção é exibida na parte inferior de cada um, destacando onde o aplicativo foi instalado e que tipo de aplicativo é.
Seja um aplicativo Android da Play Store, um aplicativo da web do sistema, um aplicativo da web que você instalou por meio do Chrome ou um PWA da Google Play Store.
Por outro lado, a ferramenta de captura de tela do ChromeOS recebeu uma atualização, agora o usuário pode usar facilmente a função arrastar e soltar imediatamente após fazer uma captura de tela, o que é mais conveniente do que colar uma captura de tela da maneira convencional.
Das outras mudanças que se destacam no Chrome OS 120, temos:
- Um novo design de interface foi proposto para inserir Emoji e GIFs animados.
- Nas janelas PIP, foi adicionado o gesto de “beliscar” para ampliar ou reduzir o tamanho das janelas flutuantes com um simples movimento.
- O suporte para o codec de vídeo MPEG4 Parte 2 e contêiner de mídia AVI foi descontinuado.
- Adicionado um indicador especializado para um mouse conectado externamente que tem a capacidade de alterar o comportamento dos cliques esquerdo e direito em um Chromebook
- A mídia experimental controla os indicadores por meio de um widget que aparece na área da estante para ajudar a controlar a reprodução.
Por fim, o Chrome OS 120 inclui a correção para duas vulnerabilidades no driver da GPU PowerVR, causadas pelo acesso a uma área de memória já liberada, bem como a correção para as vulnerabilidades: CVE-2023-7024 overflow Buffer em WebRTC, CVE -2023-6508, Use-after-free CVE-2023-6509 em Media Stream e Side Panel Search e kernel Linux CVE-2023-39191 no subsistema eBPF.
De você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.
Como atualizar para o Chrome OS
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.