E foi lançado o Chrome 110 com três melhorias no Launcher, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.
O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.
Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 110, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 110.
Novidades do ChromeOS 110
Chegou a hora da próxima versão do ChromeOS, já que o ChromeOS 110 está começando a ser lançado para mais usuários. Isso ocorre logo após a versão 110 do navegador Chrome estar disponível, mas obviamente existem algumas diferenças entre os dois.
Conforme observado na postagem de anúncio no Grupo de suporte da comunidade, há algumas mudanças no caminho para os melhores Chromebooks.
Para dar o pontapé inicial, há três melhorias sendo feitas no Launcher, pois o Google continua a oferecer uma “experiência de usuário aprimorada”.
Isso inclui itens como “preenchimento automático robusto para consultas digitadas e com erros ortográficos, categorias de resultados de pesquisa mais claras para o resultado selecionado e experiência de seleção de resultados mais intuitiva com navegação pelo teclado”.
Como os Chromebooks têm uma vida útil tão longa, obviamente existe a chance de você acabar com um teclado com defeito. Anteriormente, se você quisesse testar as teclas, não havia nenhuma opção incorporada ao ChromeOS para fazer isso.
No entanto, esse não é mais o caso, pois uma nova “rotina de entrada de teclado” está disponível na seção Diagnóstico do aplicativo Configurações.
Para acessá-lo, tudo o que você precisa fazer é acessar Configurações> Sobre o ChromeOS> Diagnósticos e selecionar Teclado na barra lateral.
A partir daí, você selecionará o teclado do seu dispositivo na lista e verá uma interface na tela destacando cada tecla do teclado à medida que for pressionada.
Uma das mudanças mais interessantes que chegam ao ChromeOS 110 não tem nada a ver com nenhum recurso voltado para o usuário ou alterações na interface do usuário. Em vez disso, está sendo descrito como “Áudio de super resolução para microfones de fone de ouvido Bluetooth”.
Embora isso possa parecer um monte de bobagem, o Google explica que está usando um “modelo de aprendizado de máquina” para “reconstruir as partes de alta frequência do sinal de áudio da fonte de baixa largura de banda no nível da plataforma, para que qualquer os aplicativos que usam o áudio funcionarão como se houvesse uma fonte de qualidade superior.”
Essencialmente, com o ChromeOS 110 e seus fones de ouvido Bluetooth favoritos, você pode esperar menos interrupções quando alguém tentar lhe dizer que seu som está abafado.
O ChromeOS 110 também inclui um recurso de acessibilidade bastante útil, cortesia de “Selecionar para falar”. Esse recurso já existe há algum tempo, mas agora você pode destacar o texto e clicar no botão “Selecionar para falar” no menu de contexto.
Além disso, o Select-to-speak pode “alterar automaticamente o idioma para corresponder ao conteúdo selecionado pelo usuário”.
Existem algumas outras alterações menores no ChromeOS 110, como novos emblemas e rotulagem na bandeja do sistema para que você saiba em qual canal você está. artigos de ajuda” com base na captura de tela capturada para feedback.
Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.
Como atualizar para o Chrome OS
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.