ChromeOS 109 lançado com melhorias no uso da bateria, e mais

E foi lançado o Chrome 109 com melhorias no uso da bateria, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 109, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 109.

Novidades do ChromeOS 109

ChromeOS 109 lançado com melhorias no uso da bateria, e mais

A versão 109 do sistema operacional do aplicativo Gallery está recebendo um seletor de cores personalizado para anotações, pois antes era limitado nas opções que tinha, com apenas 20 cores padrão, e a caixa de diálogo de seleção de cores foi aprimorada, que oferece duas abas: com uma paleta predefinida e uma interface para escolher uma cor arbitrária.

Outra mudança notável na nova versão é que foi fornecida uma configuração para desabilitar a lixeira no gerenciador de arquivos (quando a lixeira está habilitada, os arquivos excluídos da seção Meus arquivos não desaparecem sem deixar rastros, mas são depositados no lixeira, de onde podem ser restaurados em até 30 dias).

Além disso, também podemos encontrar nesta nova versão do Chrome OS 109 uma detecção aprimorada de dispositivos de áudio.

Vários dispositivos de som selecionados anteriormente são lembrados, eliminando a necessidade de alterar o dispositivo de saída de som ao reconectar docks, monitores, hubs e outros dispositivos de som externos.

O Google diz: ”

Isso deve reduzir a necessidade de alterar sua entrada de áudio ou dispositivo de saída ao reconectar um dock, monitor, hub, etc.” Em teoria, seu áudio só deve funcionar ao fazer esses tipos de alterações no espaço de trabalho.

Por outro lado, muitos usuários podem ter notado que iniciar a Google Play Store após a reinicialização do Chromebook geralmente faz com que o ícone do aplicativo permaneça esmaecido enquanto o ARC e o Play Services são iniciados em segundo plano.

Agora nesta nova versão do sistema o app abrirá com um ícone totalmente colorido, permitindo aguardar uma tela de carregamento.

Ao iniciar um aplicativo Android usando a camada ARC (App Runtime for Chrome), se o aplicativo ou ARC ainda estiver carregando, uma janela intermediária é exibida mostrando o andamento da operação (anteriormente, uma seta giratória era exibida no ícone do painel) .

Também nesta versão do ChromeOS 109 se destacam as opções de SFTP, que como tantos usuários nem precisarão usar este utilitário, mas que é voltado principalmente para desenvolvedores e administradores de sistema que precisam de acesso seguro a um servidor remoto, este processo é simplificado diretamente no aplicativo “Terminal Linux”.

Por último, mas não menos importante, os modos de economia de energia e memória também estão disponíveis diretamente, sem a necessidade de habilitar os sinalizadores do desenvolvedor.

Com essa mudança, os usuários agora podem alternar rapidamente entre uma abordagem de navegação que economiza bateria ou que economiza RAM com apenas um clique, usando os novos ícones no canto superior direito da janela do Chrome.

Isso torna sua experiência até 30% mais rápida e eficiente.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sair da versão mobile