Conheça Lenovo Chromebox Micro, um PC ChromeOS do tamanho de um telefone e sem ventoinha. Confira os detalhes (e o valor) desse dispositivo.
A maioria dos computadores que executam o software ChromeOS baseado em navegador do Google são Chromebooks. Mas a empresa também fabrica pequenos computadores desktop Chromebox há quase tanto tempo quanto o ChromeOS existe.
O novo Lenovo Chromebox Micro, porém, é menor que a maioria. Com 163 x 79 x 20 mm (6,4″ x 3,1″ x 0,8″), é aproximadamente do tamanho de dois smartphones empilhados um sobre o outro.
Chromebox Micro, um PC ChromeOS do tamanho de um telefone
Sim. O Chromebox Micro é um PC ChromeOS do tamanho de um telefone e está previsto para ser lançado no primeiro trimestre de 2023 por US$ 219 ou mais.
A Lenovo revelou o pequeno computador durante o show Digital Signage Experience esta semana, então não é surpresa que a empresa esteja posicionando o Chromebox Micro como um “reprodutor de mídia ultrafino e acessível”.
Mas também pode ser usado para uma ampla variedade de aplicações, pois é alimentado por um processador Intel Celeron N4500, que é um processador de 6 watts, 2 núcleos e 2 threads baseado na arquitetura Intel Jasper Lake e suporta 8 GB de RAM e 32 GB de armazenamento eMMC.
O Lenovo Chromebox Micro apresenta um chassi de metal sem ventoinha e suporte para operação silenciosa 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de um conjunto de portas que inclui:
- 2 x USB tipo C
- 2 x USB tipo A
- 1 x HDMI
- 1xEthernet
- Áudio de 1×3,5 mm
Ele pesa 450 gramas, ou cerca de meio quilo, e pode ser montado na parte traseira de uma tela. A Lenovo também fez parceria para oferecer telas de 15,6″ e 21,5″ projetadas especificamente para uso com um Chromebox Micro, graças a recortes de tamanho adequado na parte traseira.
Teoricamente, é como comprar um desktop multifuncional, exceto que o cérebro do sistema é um computador removível que poderia, teoricamente, ser substituído por um modelo de próxima geração (se algum for lançado no futuro).
Embora o novo Lenovo Chromebox Micro seja o primeiro dispositivo neste formato, o Google afirma que está “fazendo parceria com fabricantes de dispositivos adicionais para trazer Chromeboxes acessíveis, compactos e de nível empresarial para o seu negócio em breve”, sugerindo que poderemos ver produtos de tamanho semelhante de outros empresas no futuro.
Dito isto, o Chromebox Micro não é o menor computador ChromeOS que já vimos. Esse prêmio ainda pertence ao Asus Chromebit, lançado em 2015 como um Chromebox-on-a-stick de US$ 100, projetado para ser conectado diretamente à porta HDMI de um monitor.