Chromebooks serão muito mais úteis para usuários avançados do Linux

Graças a uma nova atualização, em breve, os Chromebooks serão muito mais úteis para usuários avançados do Linux, permitindo executar vários contêineres.

Demorou muito para que o Linux se tornasse oficialmente compatível com os Chromebooks. Na verdade, ele passou três anos em beta até o lançamento do Chrome OS 91.

Agora, qualquer pessoa que quiser pode instalar e executar o Linux em seu Chromebook, com a ressalva de que só pode usar um contêiner por vez. A boa notícia é que uma nova atualização visa remover essa limitação.

Chromebooks serão muito mais úteis para usuários avançados do Linux

Chromebooks serão muito mais úteis para usuários avançados do Linux
Chromebooks serão muito mais úteis para usuários avançados do Linux

Na versão mais recente do Chrome OS, os usuários podem criar vários contêineres se quiserem (embora seja um processo técnico altamente complexo).

No entanto, surgem problemas quando é necessário usar contêineres separados para projetos separados ao mesmo tempo. Por exemplo, embora um Chromebook de alta especificação possa executar um contêiner para jogos enquanto outro contêiner para desenvolvimento também está ativo, ele não pode.

A correção vem na forma de uma IU de configurações experimental para contêineres extras que estão atualmente em desenvolvimento.

Conforme explicado em um tópico ativo no Chromium Gerrit, esse novo recurso adiciona uma seção de configurações do Chrome OS intitulada “Manage extra containers” (Gerenciar contêineres extras), que mostra os contêineres atuais como armazenados em prefs.

Ele permite que você crie um novo contêiner por meio de uma caixa de diálogo e interrompa ou exclua os contêineres por meio de um menu pop-up.

O tópico também afirma que esta nova seção está por trás de um novo sinalizador “crostini-multi-container” que ainda está sendo trabalhado e está desabilitado por padrão.

Aparentemente, cada contêiner também terá sua própria guia no terminal, provavelmente como grupos de guias. Tudo isso ainda é um trabalho em andamento neste ponto, e pode haver mais mudanças entre agora e o lançamento final.

Depois de adicionar suporte nativo ao Linux, este parece ser o próximo passo lógico para Chromebooks. Esperemos que a empresa também esteja planejando tornar mais fácil para leigos a criação de novos contêineres durante o processo.

Espere uma atualização ou um anúncio sobre isso por meio dos canais oficiais do Chrome OS, talvez incluindo a Chrome OS Beta Community, que acaba de ser lançada para os usuários mais dedicados.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.