Equipados com chips Snapdragon 7c ou gráficos NVIDIA, esses Chromebooks potentes foram cancelados antes do lançamento.
Os primeiros “Chromebooks para jogos” começaram a chegar às ruas no outono passado, com modelos da Asus, Acer e Lenovo apresentando especificações de ponta (pelos padrões do Chromebook) e recursos como teclados retroiluminados RGB.
Mas esses Chromebooks foram projetados principalmente para jogos leves ou jogos em nuvem, porque careciam de algo que esperamos dos PCs para jogos: gráficos discretos.
Parecia que isso poderia mudar este ano, quando o código foi detectado indicando que os Chromebooks com gráficos NVIDIA estavam a caminho.
Mas o About Chromebooks relata que parece que todos os Chromebooks com gráficos NVIDIA foram cancelados, com os commits do código do Google referindo-se às placas-mãe em que esses laptops seriam baseados como “placas mortas”.
E esses não são os únicos Chromebooks que esperávamos que parecem ter sido cancelados, pois no início desta semana, o Chrome Unboxed informou que os Chromebooks com processadores Qualcomm Snapdragon 7+ C3 também foram eliminados antes de serem lançados.
Chromebooks potentes foram cancelados antes do lançamento
Isso é decepcionante, pois o chip atualizado da Qualcomm para dispositivos de médio alcance traria sérios ganhos de desempenho em relação aos modelos com chips Snapdragon 7c de 1ª geração, com desempenho de CPU até 60% mais rápido e até 70% de aumento no desempenho de GPU.
Para ser justo, vale ressaltar que nenhuma empresa realmente anunciou planos de trazer um Chromebook com gráficos NVIDIA ou processadores Snapdragon 7c Gen 3 para o mercado.
Acontece que o ChromeOS é baseado no projeto ChromiumOS de código aberto, e isso significa que as pessoas geralmente encontram menção ao próximo hardware em confirmações de código disponíveis publicamente.
E isso significa que, à medida que as empresas começam a trabalhar no novo hardware do Chromebook, as pessoas que examinam o código geralmente dão uma espiada no próximo hardware.
Isso também significa que às vezes eles dão uma espiada no hardware que está sendo testado internamente, mas que nunca verá a luz do dia.
Isso é o que parece ter acontecido aqui: alguns detetives do Chromebook descobriram que os desenvolvedores de hardware e software estavam trabalhando em dispositivos com novos recursos que foram cancelados antes de serem anunciados publicamente.
Se não fosse por pistas no código disponível publicamente, nunca teríamos sabido sobre eles em primeiro lugar.
Ainda é um pouco decepcionante ver que, depois de dedicar tempo e esforço para tornar os Chromebooks dispositivos de jogos viáveis (com suporte para jogos Steam, entre outras coisas), atualmente não há nenhuma evidência de que modelos com GPUs discretas estejam no horizonte.