Chromebook também irá melhorar o desempenho de seus chips ARM

Youjie, da MediaTek, informou que o Chromebook também irá melhorar o desempenho de seus chips ARM. Confira os detalhes dessa ótima novidade.

Embora já existam laptops Chromebook de diferentes marcas (ASUS, HP, Acer, Samsung, …) e ambos baseados em x86 e também alguns em ARM, a verdade é que os ARMs não eram muito poderosos para certas aplicações.

Agora, MediaTek, o designer de ARM SoCs, criará novos e mais poderosos processadores baseados no nó de 6 nm.

Chromebook também irá melhorar o desempenho de seus chips ARM

Chromebook também irá melhorar o desempenho de seus chips ARM
Chromebook também irá melhorar o desempenho de seus chips ARM

Sim. O Google Chromebook segue os passos da Apple, reforçando os chips ARM nos quais seus futuros produtos serão baseados. Isso acontecerá em 2021, e o Chromebook se beneficiará deles.

Para que? Bem, a pandemia tem sido parcialmente culpada, já que devido ao teletrabalho e educação à distância, a indústria de laptop teve um impulso significativo em 2020, e tanto o Google quanto a MediaTek querem tirar proveito disso com produtos mais atraentes.

Isso foi revelado por Youjie, vice-presidente sênior e diretor geral do Smart Device Business Group da MediaTek, apenas em uma conferência de imprensa realizada em Taiwan e na qual Quanta, Google e Acer também estiveram presentes.

Nessa conferência, ele lembrou as chaves para esses novos laptops Chromebook alimentados por seus chips, como mobilidade e eficiência energética, módulos sem fio WiFi 6 etc.

Além disso, ele queria enfatizar que os primeiros Chromebooks com MediaTek usavam um chip 8173 criado em 28nm, passando para 12nm com o 8183. Agora o 8195 está sendo preparado no processo de 6nm da TSMC.

De acordo com Youjie, esses chips ARM não terão desempenho inferior ao tradicional x86.

Se o desempenho for bom, eles podem ser uma alternativa para Apple Macs para aqueles desenvolvedores que querem trabalhar sob ARM e não usar compilação cruzada.

Além disso, não serão os únicos, após a conquista do setor móvel, a tendência dos ARMs é cada vez maior tanto no setor de HPC quanto no de equipamentos para casa e escritório.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 206

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.