Conheça o Chromebook Plus, os laptops premium com ChromeOS. Confira as especificações e recursos desses notebooks.
Os Chromebooks há muito têm a reputação de serem notebooks baratos que executam o sistema operacional baseado em navegador do Google. E isso certamente é verdade para alguns Chromebooks.
Mas os fabricantes de PCs vêm lançando modelos mais caros com melhores especificações, desempenho e qualidade de construção há quase tanto tempo quanto os Chromebooks existem.
Agora, o Google está tornando um pouco mais fácil saber rapidamente se você está procurando um Chromebook econômico ou um modelo premium.
A nova categoria de dispositivos Chromebook Plus são Chromebooks que atendem a um conjunto mínimo de especificações e oferecem alguns recursos de software adicionais.
Chromebook Plus, os laptops premium com ChromeOS
Mas com preços a partir de US$ 399 para alguns modelos, até mesmo um Chromebook premium pode ser bastante barato em comparação com laptops Mac ou Windows.
Então, o que qualifica um Chromebook para a marca Plus? Aqui estão as especificações mínimas:
- Tela : 1080p IPS ou melhor
- CPU: Intel Core i3 de 12ª geração ou superior ou AMD Ryzen 3 7000 ou superior
- RAM : 8 GB ou mais
- Armazenamento: 128 GB ou mais
- Webcam : 1080p ou melhor com redução temporal de ruído
Google e parceiros de hardware Acer, Asus, HP e Lenovo estão anunciando 8 modelos Chromebook Plus no lançamento, dois de cada um desses fabricantes de PC.
E uma coisa a ter em mente é que, embora alguns dos modelos mais caros tenham chips Intel Core i5 série U de 12ª ou 13ª geração, alguns dos modelos mais acessíveis têm processadores Intel Core i3-N305 Alder Lake-N (com 8 núcleos de eficiência e sem núcleos de desempenho) ou processadores AMD Ryzen 3 7320C Mendocino (com núcleos de CPU Zen 2 e gráficos RDNA 2).
Esses chips ainda são melhores do que os que você encontrará na maioria dos Chromebooks abaixo de US$ 300, e é bom saber que nada soldado sob a marca Chromebook Plus terá uma tela de 1366 x 768 pixels, 4 GB ou RAM ou 32 GB de armazenamento… todas as coisas que você costuma encontrar em modelos de baixo custo.
Mas os requisitos mínimos de hardware contam apenas parte da história. O Google também promete recursos extras de software para modelos Chromebook Plus, incluindo:
- Videoconferência aprimorada por IA com efeitos de iluminação, redução de ruído de fundo e desfoque de fundo aprimorado no Google Meet, Zoom, Microsoft Teams e outros aplicativos
- Suporte Magic Eraser no Google Fotos (para remover objetos indesejados de imagens)
- A sincronização de arquivos disponibiliza off-line os arquivos salvos no Google Drive
- Assinaturas gratuitas de 3 meses para :
- Adobe Photoshop na web
- Adobe Express na Web
- Nível de prioridade NVIDIA GeForce NOW
- Assinatura gratuita de três meses do Adobe Photoshop e Express on the Web na compra de um novo Chromebook Plus
O Google afirma que também está planejando trazer mais recursos de IA para o Chromebook Plus no futuro, incluindo suporte para geração de papéis de parede personalizados a partir de prompts de texto ou edições sugeridas em seu blog escrito ou postagens em mídias sociais, entre outras coisas.
O Google e seus parceiros de hardware estão anunciando nove novos modelos de Chromebook Plus que estarão disponíveis nos EUA a partir de 8 de outubro, antes de chegar ao Canadá e à Europa um dia depois.
Mas o Google também planeja trazer o software Chromebook Plus para vários Chromebooks existentes que já atendem aos requisitos mínimos de hardware.
Essa atualização de software deve começar a ser lançada em 17 de outubro de 2023 e chegar a vários Chromebooks da Acer, Asus, Dell, Framework, HP e Lenovo.