Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede

Se você não gosta seletor de papéis de parede do ChromeOS, a boa notícia é que o Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede.

Personalizar a área de trabalho do seu Chromebook é a chave para apimentar seu dispositivo com uma aparência moderna e renovada.

Com a atraente seleção de fundos de papel do Google, é fácil encontrar um papel de parede que combine com seu estilo – contanto que você não se importe em lidar com sua interface de seleção de papel de parede medíocre.

Por anos, escolher um plano de fundo foi um pouco chato, graças à classificação desajeitada e ao desempenho confuso e insatisfatório.

Isso pode acabar em breve, pois o Google está reconstruindo seu seletor de papéis de parede do zero.

Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede

Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede
Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede

O Google tem trabalhado em uma nova experiência de papel de parede por mais de meio ano na tentativa de convertê-lo em um SWA (aplicativo web do sistema) de seu antigo aplicativo do Chrome.

Os desenvolvedores planejaram inicialmente integrar o seletor de papel de parede na página de preferências do sistema (conforme relatado pelo ChromeUnboxed), mas esse plano mudou para criar um novo aplicativo independente.

Temos monitorado os esforços do Google desde que adicionou a flag do Chrome para ativar a nova experiência de papel de parede e, recentemente, o aplicativo tornou-se funcional, completo com um visual novo.

Usuários intrépidos no canal Canary podem ver a nova IU copiando e colando o seguinte URL na barra de endereço do Chrome:
chrome:flags#wallpaper-webui

Mude a caixa suspensa de Padrão para Ativado e reinicie o Chromebook. Assim que sua sessão voltar, você verá o novo aplicativo de papel de parede após clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecionar “Definir papel de parede” no menu de contexto.

Há uma pitada de Material You nele, com uso liberal de cantos arredondados, fonte Product Sans do Google e texto maior que é comparável às configurações de sistema do Android 12.

Ele remove o antigo layout vertical para uma grade horizontal, semelhante ao aplicativo de papel de parede do Google no Android.

O Chrome OS classifica os planos de fundo por suas respectivas coleções, que você pode acessar clicando nas miniaturas arredondadas.

Há uma faixa de navegação logo acima da visualização mostrando o papel de parede aplicado, que muda dependendo da coleção que você acessou.

Ao contrário do aplicativo antigo, a rolagem é suave como manteiga – sem flashes estranhos ou atrasos à vista.

Mesmo em seus estágios iniciais, a nova experiência de papel de parede está bem à frente do antigo aplicativo de papel de parede.

O nervosismo, as falhas aleatórias e a organização bagunçada tornaram totalmente frustrante aplicar um papel de parede à minha área de trabalho – eu abandonei o seletor e usei o gerenciador de arquivos do Chrome OS em seu lugar.

Na verdade, fiquei realmente surpreso com o quão terrível foi quando comprei meu primeiro Chromebook.

Personalização é uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas faz ao configurar seu dispositivo pela primeira vez, e passar por essa bagunça realmente não é uma boa aparência para o Chrome OS. O novo seletor resolve uma série de problemas.

Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede
Chromebook está recebendo um novo aplicativo de papel de parede

Dito isso, a barra de título estranha, oscila ao redimensionar o seletor de papel de parede e a falta de animação são sinais claros de que não é um produto acabado.

Embora espere que esses problemas sejam resolvidos em atualizações subsequentes do Canary, também há mais algumas coisas que eu gostaria de ver.

No momento, quase tudo sobre o seletor usa a nova linguagem de design do Google, exceto a extração de cores.

Acho que o seletor ficaria enjoado se extraísse a cor do seu papel de parede e a aplicasse ao plano de fundo do aplicativo.

Eu também adoraria (como muitos outros) se o Google trouxesse seus papéis de parede ao vivo para o Chrome OS. As melhorias na qualidade de vida realmente ajudam muito a aprimorar a experiência do Chrome OS, e eu sou totalmente a favor delas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.