Entre as mudanças planejadas para o navegador do Google, o Chrome removerá o cadeado e mostrará o consumo de memória.
Sim. Alguns dos detalhes que estão contemplados no Chrome para os próximos lançamentos a serem feitos este ano foram divulgados e vamos conferir isso neste artigo..
Chrome removerá o cadeado e mostrará o consumo de memória
Há poucos dias foi divulgada a informação de que, para o Chrome 117, o Google planeja modernizar a interface do navegador e substituir o indicador de dados seguros que é exibido na barra de endereço em forma de cadeado por um ícone de “configurações”. .
Como tal, é mencionado que as conexões estabelecidas sem criptografia ainda exibirão o sinalizador “não seguro”. A mudança enfatiza que a segurança agora é o estado padrão e apenas desvios e problemas precisam ser sinalizados separadamente.
É mencionado que o Google planeja trocar o ícone de cadeado, que é mal interpretado por alguns usuários que o veem como um sinal de segurança e confiança geral de um site, por um indicador relacionado ao uso de criptografia de tráfego.
Essa mudança foi feita após análise da pesquisa realizada em 2021, que mostrou que apenas 11% dos usuários entendem a finalidade do indicador de bloqueio.
“A situação de má interpretação do propósito do indicador é tão terrível que o FBI foi forçado a emitir recomendações explicando que o símbolo do ícone de cadeado não deve ser interpretado como segurança do site.”
Atualmente, quase todos os sites mudaram para HTTPS (de acordo com as estatísticas do Google, 95% das páginas são abertas no Chrome via HTTPS) e a criptografia de tráfego tornou-se a norma, e não a norma, uma marca registrada que precisa de atenção.
Além disso, sites maliciosos e de phishing também usam criptografia e exibir um ícone de cadeado neles cria uma premissa falsa.
“Substituir o ícone também tornará mais óbvio que clicar nele abre um menu que alguns usuários desconhecem. O ícone na parte superior da barra de endereço agora será apresentado como um botão para acesso rápido às principais configurações e configurações de permissões do site atual.”
A nova interface já está disponível em versões experimentais do Chrome Canary e pode ser ativada por meio da configuração “chrome://flags#chrome-refresh-2023”.
Outra mudança que o Google planejou para o Chrome é a capacidade de ver a quantidade de memória consumida por uma única guia (esse recurso já está ativado nas compilações de teste do Chrome Canary), que formará a base do Chrome 115.
Relativamente à informação revelada, refere-se que a memória ocupada pelo separador é apresentada quando se clica no botão “Memory Saver” na barra de endereços e permite determinar os sites que consomem mais memória, bem como perceber quanto de memória foi liberado quando a aba foi forçada.
A mudança continua com o desenvolvimento do modo Memory Saver, que permite reduzir significativamente o consumo de RAM ao liberar a memória ocupada por abas inativas, possibilitando assim fornecer os recursos necessários para processar os sites que estão sendo visualizados no momento em situações em que outros aplicativos que consomem muita memória e são executados em paralelo no sistema.
“Quando as guias inativas que foram removidas da memória são alteradas, seu conteúdo é carregado automaticamente. O modo é ativado nas configurações “Desempenho/Salvar memória”.
“Além disso, estamos testando o modo heurístico de proteção de guias (“chrome://flags/#heuristic-memory-saver-mode”), que leva em consideração vários fatores para selecionar uma guia a ser substituída. Se necessário, você pode desabilitar o uso do Memory Saver para sites selecionados.”
No modo de teste, também está disponível um modo de economia de energia (“chrome://flags/#heuristic-memory-saver-mode”), destinado a prolongar a vida útil da bateria do dispositivo em condições em que a bateria é descarregada e não há fontes estacionárias próximas de energia para recarregar.
É mencionado que o modo é ativado quando o nível de carga cai para 20% e restringe o trabalho em segundo plano e desativa os efeitos visuais para sites com animação e vídeo.