Chrome quer melhorar a compatibilidade com arquivos PDF e adicionar suporte a AVIF

O Chrome quer melhorar a compatibilidade com arquivos PDF e adicionar suporte a AVIF, e para isso, já começou a trabalhar nesses dois objetivos.

O Google Chrome é o navegador escolhido por milhões de usuários, oferecendo uma solução abrangente que garante segurança ideal, velocidade rápida e muitas opções de personalização. A empresa fornece periodicamente patches e atualizações que melhoram ainda mais nosso trabalho.

Uma das desvantagens do navegador da web é a compatibilidade com arquivos PDF e, embora o Chrome inclua uma implementação da interface integrada do visualizador de documentos PDF, qualquer usuário que use esses documentos ativamente enquanto navega online, provavelmente notou que existem várias problemas.

E o Google está ciente da situação e já começou a experimentar um melhor leitor de PDF para nos oferecer um melhor suporte para esse formato.

Chrome quer melhorar a compatibilidade com arquivos PDF e adicionar suporte a AVIF

Chrome quer melhorar a compatibilidade com arquivos PDF e adicionar suporte a AVIF
Chrome quer melhorar a compatibilidade com arquivos PDF e adicionar suporte a AVIF

Os engenheiros de software da empresa estão experimentando uma interface de usuário completamente diferente do recurso PDF Viewer no Google Chrome.

Dessa forma, o Google desenvolverá ainda mais os conceitos estabelecidos com a estreia da opção de salvar formulários PDF e a função de abrir esses tipos de arquivos em duas páginas.

Além disso, a interface é notável por mover todas as configurações para o painel superior.

Anteriormente, apenas o nome do arquivo, as informações da página, os botões girar, imprimir e salvar eram exibidos no painel superior, mas agora o conteúdo no painel lateral, que também incluía controles para dimensionar e posicionar o documento pelo tamanho da página. foi transferido para você.

A capacidade de salvar formulários PDF editados, bem como um modo de exibição de duas páginas, pode ser ativado nas opções do navegador. Para isso, basta acessar:
chrome://flags#/pdf-viewer-update
chrome://flags/#pdf-form-save
chrome://flags/#pdf-two-up-view

Outra mudança no Chrome que também se destaca é que também podemos ver a inclusão do suporte padrão para o formato de imagem AVIF (formato de imagem AV1), que usa tecnologias de compactação intra-frame do formato de codificação de vídeo AV1.

O contêiner para distribuição de dados compactados no AVIF é completamente semelhante ao HEIF.

O AVIF é caracterizado pelo suporte a imagens HDR (alto alcance dinâmico) e espaço de cores de amplo alcance, além do alcance dinâmico padrão (SDR).

Como tal, o Chrome não é o primeiro navegador a integrar suporte, pois o Firefox adicionou suporte experimental para AVIF há várias semanas no Firefox versão 77 (que pode ser ativado via image.avif.enabled em about:config).

Outros formatos de codificação de imagem com os quais a AVIF concorre incluem o formato WebP desenvolvido pelo Google, compatível com Android, Firefox, Microsoft Edge e, é claro, Google Chrome. O WebP surgiu do trabalho do Google no formato de vídeo VP8.

Anteriormente no Chrome, o formato de imagem WebP era promovido, o que, de acordo com os testes do Google, pode reduzir o tamanho dos arquivos de imagem em 25% a 34%, mantendo a qualidade no nível do formato JPEG.

Testes alternativos mostram que o WebP não é tão eficaz quanto o Google gostaria no seu navegador, se não o compararmos com o codificador cjpeg do JPEG Group de referência, mas se usarmos o codificador MozJPEG mais eficiente, o ganho no WebP será sentido apenas pelas perdas As resoluções mais usadas (500px) na web.

Com uma resolução de 1000 px, o resultado é quase o mesmo, mas com uma resolução de 1500 px, o WebP fica atrás do MozJPEG. O AVIF nos mesmos testes supera notavelmente o MozJPEG, cjpeg e WebP; portanto, os fabricantes de navegadores o consideram um formato mais promissor.

O AVIF pode fornecer eficiência de compressão superior, o esforço do AVIF ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. No entanto, a Alliance for Open Media está desenvolvendo a biblioteca de código aberto libavif para codificar e decodificar imagens AVIF.

A biblioteca deve ajudar a impulsionar a adoção e o suporte, o que já está acontecendo no Google Chrome.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 354

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.