Por causa da descontinuação do suporte à plataforma de extensões Manifest v2, o Chrome pode desativar o uBlock Origin em breve.
O Google Chrome agora está incentivando os usuários do uBlock Origin que atualizaram para a versão mais recente a mudar para outros bloqueadores de anúncios antes que as extensões Manifest v2 sejam desativadas.
Chrome pode desativar o uBlock Origin em breve
Como o desenvolvedor e mantenedor líder do uBlock Origin, Raymond Hill, explicou na sexta-feira, isso é resultado do Google ter descontinuado o suporte à plataforma de extensões Manifest v2 (MV2) em favor do Manifest v3 (MV3).
“uBO é uma extensão do Manifest v2, daí o aviso no seu navegador Google Chrome. Não há uma versão Manifest v3 do uBO, portanto o navegador irá sugerir extensões alternativas como uma substituição para o uBO”, explicou Hill .
“O uBO Lite (uBOL) é uma versão simplificada do uBO com o melhor esforço para converter listas de filtros usadas pelo uBO em uma abordagem compatível com o Manifest v3, com foco em confiabilidade e eficiência, como tem sido o caso do uBO desde sua primeira publicação em junho de 2014.”
Os usuários do Google Chrome também são avisados para remover ou substituir o bloqueador de anúncios uBlock Origin por extensões semelhantes.
Um link “Encontrar alternativa” também os envia para esta página da Chrome Web Store , que os aconselha a mudar para o uBO Lite, Adblock Plus, Stands AdBlocker ou Ghostery.
No entanto, os usuários do uBlock Origin não são os únicos a ver esse banner de aviso, pois ele agora é exibido na página chrome://extensions para todas as extensões MV2 após a atualização para a versão 127 do Chrome. Usuários nos canais Chrome Beta, Dev e Canary têm visto esses avisos desde 3 de junho de 2024.
Nos próximos meses, o Google desabilitará as extensões que permaneceram na plataforma MV2 e pedirá que os usuários escolham uma alternativa MV3.
Embora os usuários ainda possam reativar suas extensões MV2 temporariamente, essa opção será removida eventualmente.
“Isso será seguido gradualmente nos próximos meses pela desativação dessas extensões. Os usuários serão direcionados para a Chrome Web Store, onde serão recomendadas alternativas do Manifest V3 para sua extensão desativada”, explica o Google no cronograma de descontinuação do MV2.
“Por um curto período após as extensões serem desabilitadas, os usuários ainda poderão reativar suas extensões do Manifest V2, mas com o tempo, essa opção também desaparecerá.”
A empresa acrescenta que essas mudanças serão implementadas para todos os usuários no canal Chrome Stable nos próximos meses, com o objetivo de concluir a transição para o padrão MV3 até o início de 2025.
Descontinuação do Enterprise MV2 a partir de junho de 2025
As empresas que usam a política ExtensionManifestV2Availability, que permite controlar a disponibilidade da extensão Manifest v2 no Linux, Mac, Windows e ChromeOS, estarão isentas de quaisquer alterações no navegador até junho de 2025, quando a implementação corporativa da descontinuação do Chrome MV2 começará.
O Google anunciou o lançamento da plataforma de extensões Manifest V3 com o lançamento do Chrome 88 em dezembro de 2020 .
Essa nova estrutura também introduziu grandes desafios técnicos para desenvolvedores de extensões, especialmente para aqueles que exigem maior controle sobre funções do navegador da web, como bloqueadores de anúncios, forçando-os a criar novas extensões com recursos limitados (como o uBlock Origin Lite da Hill).
O desenvolvedor do uBlock Origin também criou um FAQ explicando as diferenças entre a extensão Manifest V2 e a nova versão Lite Manifest V3.