Chrome para Android pode ganhar suporte a extensões

Para ficar ainda mais próximo de sua versão para desktop, o navegador Chrome para Android pode ganhar suporte a extensões, futuramente.

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares. Ele está disponível para quase todos os sistemas operacionais e dispositivos. No entanto, o aplicativo do navegador Chrome para Android é um pouco diferente.

O Google decidiu há muito tempo não oferecer suporte a extensões para versões móveis do Chrome. Embora o motivo do Google não esteja claro, alguns relatórios sugerem que a empresa pode estar cautelosa com bloqueadores de anúncios, que estão disponíveis como extensões.

Agora, o Google pode apresentar uma nova versão do aplicativo do navegador Chrome para Android que suporta extensões. O gigante das buscas indicou recentemente que quer evoluir o Chrome OS para se tornar mais parecido com o Android.

Chrome para Android pode ganhar suporte a extensões

Chrome para Android pode ganhar suporte a extensões
Chrome para Android pode ganhar suporte a extensões (Foto: Reprodução/Android Authority)

O Google Chrome é pré-instalado na maioria dos dispositivos Android. Ele é rápido, fácil de usar e tem muitos recursos, mas ainda não tem suporte para extensões de navegador.

O navegador de terceiros baseado no Chromium permite que os usuários instalem extensões. O Google pode mudar isso em um futuro próximo, permitindo que o aplicativo oficial do navegador Chrome para Android suporte extensões de navegador.

De acordo com a Android Authority, o Google está trabalhando em uma nova versão do Chrome para Android. Esta versão é voltada para dispositivos “desktop” como Chromebooks.

Quando as extensões funcionarão no navegador do Google?

No início deste ano, o Google anunciou que o Chrome OS se tornaria mais parecido com o Android. Especificamente falando, o Chrome OS usaria grandes partes da pilha de tecnologia do Android. Isso incluiria “kernel Linux Android e frameworks Android”.

O Google está trabalhando ativamente em um bootloader comum para Android, Chrome OS e até Fuchsia. Os Chromebooks também receberiam uma nova versão do Chrome para Android. Esta versão é destinada principalmente para Chromebooks de nível desktop.

Esses desenvolvimentos sugerem que o Google pretende unificar as compilações do Chrome entre Android e Chrome OS. Atualmente, o maior diferencial entre eles é o fator de forma do dispositivo.

O maior indicador de que o navegador Chrome para Android está recebendo suporte a extensões é a introdução do “Desktop Android”. Esta nova versão é chamada de “Chrome para Android” e está recebendo suporte para extensões de navegador.

Curiosamente, até mesmo um engenheiro do Google trabalhando no projeto Chromium confirmou que o Desktop Android tem suporte a extensões. O Google tem enviado ativamente patches para o projeto “Desktop Android” para o Chromium Gerrit.

A propósito, as compilações do Desktop Android Chrome são compatíveis com dispositivos que suportam o Android OS.

O Google pode não ter feito nenhum anúncio ainda. No entanto, a empresa tem estabelecido as bases necessárias para um navegador Chrome comum, presumivelmente com suporte a extensões.

Este navegador funcionaria em vários fatores de forma. Além disso, com o Google adotando o Manifest V3, essa mudança ajudaria significativamente o Google.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.