Chrome OS ganhou suporte a teclados com iluminação RGB

O Chrome OS ganhou suporte a teclados com iluminação RGB, levantando um indício de que em breve o sistema, e os Chromebooks, serão voltados para jogos.

Os Chromebooks podem ter começado como laptops simples, geralmente baratos, com um sistema operacional baseado no navegador da web.

Mas o Chrome OS ficou muito mais poderoso nos últimos anos, com suporte para executar aplicativos Android e Linux, bem como aplicativos da web.

Você pode até usar um Chromebook para jogos graças a serviços de jogos em nuvem como Stadia e GeForce Now. E o Google vem trabalhando para adicionar suporte nativo para o cliente de jogos Steam aos Chromebooks há algum tempo.

Agora, no que pode ser o sinal mais óbvio (e espalhafatoso) de que os Chromebooks para jogos estão a caminho, o Google adicionou suporte para teclados com iluminação RGB ao Chrome OS.

Chrome OS ganhou suporte a teclados com iluminação RGB

Chrome OS ganhou suporte a teclados com iluminação RGB
Chrome OS ganhou suporte a teclados com iluminação RGB

Conforme observado pelo 9to5Google, uma confirmação de código recente permitirá que o Chrome OS aproveite ao máximo os teclados retroiluminados com iluminação RGB. Há suporte para efeitos de iluminação por tecla, além de ajustar o brilho de todas as teclas de uma só vez.

Parece que o recurso ainda foi projetado apenas para fins de teste do desenvolvedor, mas isso faz sentido, pois não há Chromebooks disponíveis com teclados retroiluminados RGB… ainda.

Embora a construção de suporte para iluminação RGB no Chrome OS possa teoricamente permitir que os usuários conectem teclados de terceiros, o 9to5Google relata que o recurso parece estar vinculado a pelo menos três dispositivos não lançados específicos, sugerindo que alguns Chromebooks futuros terão teclados retroiluminados com Iluminação RGB.

Pelo menos dois parecem ser dispositivos Chrome OS com processadores Intel “Alder Lake” de 12ª geração, enquanto o terceiro é um teclado destacável que poderia ser usado com tablets 2 em 1 de última geração.

Alguns anos atrás, pode parecer estranho pensar no Chrome OS como uma plataforma para jogos.

Mas não apenas existem vários serviços de streaming de jogos baseados em nuvem que permitem que você jogue em hardware de baixo custo, mas a Valve fez muito trabalho para trazer suporte para jogos para Linux (incluindo suporte para jogar muitos jogos de PC com Windows) antes da data de lançamento de 28 de fevereiro do PC portátil para jogos Steam Deck executando o Steam OS baseado em Arch Linux.

O Chrome OS é baseado em Linux e já tem suporte para executar muitos aplicativos Linux nativos.

Com suporte para jogos Steam a caminho, novos Chromebooks com processadores rápidos (e talvez gráficos discretos) esperados em breve, e agora os teclados RGB que são frequentemente associados a laptops para jogos, talvez isso mude.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.