O Google lançou o Chrome OS 99 com transferência de arquivos entre dispositivos, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.
O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do sistema operacional Chrome OS 99, que vem após o lançamento do Chrome 99 para computadores desktop, Android e iOS.
O lançamento da nova versão do Chrome OS 99 foi anunciado há alguns dias, mas ontem, 9 de março, os desenvolvedores do Google fizeram uma publicação em relação à comemoração do décimo aniversário do lançamento dos Chromebooks, com o qual um punhado de novos novos recursos foram adicionados.
Novidades do Chrome OS 99
Chrome OS 99 é uma versão em que as principais novidades apresentadas são uma função de transferência de arquivos entre dispositivos próximos, bem como como a capacidade de gravar vídeos como GIFs, entre outras coisas.
O lançamento da nova versão do Chrome OS 99 foi anunciado há alguns dias, mas ontem, 9 de março, os desenvolvedores do Google fizeram uma publicação em relação à comemoração do décimo aniversário do lançamento dos Chromebooks, com o qual um punhado de novos novos recursos foram adicionados.
“Os Chromebooks foram lançados há 10 anos com a visão de repensar a computação projetando um laptop seguro e fácil de usar que fica mais rápido e inteligente ao longo do tempo. À medida que mais e mais pessoas começaram a usar dispositivos Chrome OS, evoluímos e expandimos a plataforma para atender às suas diversas necessidades.
“Agora, os dispositivos Chrome OS fazem de tudo, desde ajudar as pessoas a fazer coisas até entretê-las enquanto relaxam. Mas queremos fazer mais para oferecer uma experiência de computação extremamente simples para milhões de pessoas que usam Chromebooks. Estamos comemorando 10 anos de Chromebooks com muitos recursos novos para tornar nossa visão uma realidade.”
Das melhorias recebidas, destaca-se a expansão do Wi-Fi Sync, bem como as melhorias feitas nos Phone Hubs, além do fato de que também está previsto no futuro poder usar o Near Share para compartilhar arquivos instantaneamente e com segurança entre seu Chromebook e outros dispositivos Chrome OS.
Quanto às novidades que foram recebidas com o lançamento da nova versão do Chrome OS 99, destaca-se a função “Compartilhamento nas proximidades”, que permite que os arquivos sejam transferidos de forma rápida e segura para dispositivos próximos executando o navegador Chrome, suporta a análise de dispositivos fundo.
A varredura em segundo plano permite detectar dispositivos que estão prontos para transferir dados e notificar o usuário sobre sua aparência, permitindo que você inicie a transferência sem alternar para o modo de pesquisa de dispositivos.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão do Chrome OS 99 é que foi adicionada a capacidade de retornar ao modo de tela cheia para abrir aplicativos após desbloquear o dispositivo.
Anteriormente, ao retornar do modo de suspensão, os aplicativos de tela cheia retornavam ao modo de janela, o que interferia no trabalho normal com desktops virtualizados.
Além disso, o gerenciador de arquivos agora vem na forma de um aplicativo SWA (System Web Application) em vez de um aplicativo Chrome, enquanto a funcionalidade permaneceu inalterada.
Destaca-se também que foram corrigidas vulnerabilidades: problemas com autenticação no cliente VPN, acesso à memória já liberada no gerenciador de janelas, Near Share, ChromeVox e na interface de impressão.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Controles de tela de toque otimizados e manuseio aprimorado de gestos multitoque.
- O modo de visão geral fornece a capacidade de mover janelas com o mouse para uma nova área de trabalho virtual que é criada automaticamente.
- Adicionada a capacidade de gravar vídeos na forma de GIFs animados no aplicativo da câmera. O tamanho desses vídeos não pode exceder 5 segundos.
Por último, mas não menos importante, se você é usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS no seu dispositivo, apenas que a versão que você encontra não é a mais atual, além do fato de ainda ter o problema com aceleração de vídeo por hardware.
Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.
Como atualizar para o Chrome OS
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.