Chrome OS 93 lançado com redimensionamento da tela de apps melhorado

O Google lançou o Chrome OS 93 com redimensionamento da tela de apps melhorado, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa com várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Agora, acaba de ser lançada a nova versão do Chrome OS 93, que chega uma semana após o lançamento do Chrome 93, e a nova versão implementa várias mudanças que fortalecem, amadurecem e melhoram a experiência geral dos computadores com este sistema operacional.

Novidades do Chrome OS 93

Chrome OS 93 lançado com redimensionamento da tela de apps melhorado

Nesta nova versão do Chrome OS 93 Tote que permite o acesso a capturas de tela, documentos, arquivos fixados ou downloads salvos recentemente do painel com um único clique, foi melhorado ainda mais, pois o suporte para acesso aos resultados foi adicionado criado no aplicativo de digitalização e salvos no gerenciador de arquivos, também em termos de relatórios de aplicação para diagnóstico do sistema.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é o gerenciamento de aplicativos aprimorado no inicializador que foi redesenhado para implementar melhorias de usabilidade em Chromebooks com tela sensível ao toque, com as quais, embora o Chrome OS 93 não resolva completamente o problema, introduz uma mudança que torna os aplicativos móveis muito menos “escorregadios”.

Quando você toca e segura um aplicativo no inicializador, verá uma nova interface de usuário que tornará mais fácil rastrear o movimento do aplicativo.

Por outro lado, podemos constatar que o gerenciamento de janelas foi aprimorado ao lançar aplicativos móveis para a plataforma Android.

Nos Chromebooks Android 11 baseados na plataforma Android 11, os aplicativos agora são executados em uma orientação de tela específica e os usuários podem redimensionar rapidamente a janela do aplicativo usando uma interface simples que oferece tamanhos de tela típicos de smartphones e tablets.

Basicamente, o Chrome OS 93 bloqueará o tamanho da janela com base na tela para a qual o desenvolvedor a projetou.

Para aplicativos (como Gmail) que não são otimizados para Chromebooks, um novo menu será encontrado no centro da barra de título de um aplicativo.

Clicar nele irá mostrar três configurações padrão: telefone, tablet e redimensionável. Se você selecionar Redimensionável, o Chrome OS avisará que o aplicativo pode ter problemas ou reiniciar.

Chrome OS 93 lançado com redimensionamento da tela de apps melhorado

Além disso, os aplicativos Android têm acesso aos certificados do Chrome OS, e não apenas aos certificados associados ao ambiente Android.

Para empresas, foi implementada a capacidade de permitir a reautenticação periódica nas páginas de login e bloqueio de tela para confirmar a conta com o Google, incluindo o uso de chaves Yubikeys e envio de um código via SMS.

Outra nova mudança na nova atualização é o status da bateria da caneta. Ao abrir as configurações da caneta na barra de status, você poderá ver o nível atual da bateria.

Chrome OS 93 lançado com redimensionamento da tela de apps melhorado

Das outras mudanças que se destacam:

  • O Picture-in-Picture não apresenta mais bordas nítidas com cantos arredondados.
  • O Android 11 (ARCVM) para Chromebook recebe uma série de melhorias no gerenciamento de memória. Junto com várias otimizações do Android, o Chrome OS agora reduzirá o uso de RAM quando não estiver usando aplicativos Android ou quando a memória estiver baixa.
  • O aplicativo de digitalização lembrará suas configurações de digitalização, então você não precisa. Agora você não terá que definir suas preferências de digitalização toda vez que quiser digitalizar seu documento.
  • Aplicativos Linux para Chromebooks agora podem usar o gerenciador de arquivos do Chrome OS para selecionar arquivos.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova compilação já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, além de desenvolvedores terceirizados terem feito versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sair da versão mobile