O Google lançou o Chrome OS 90 para dispositivos Chromebook, com alguns novos recursos úteis. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Agora, uma semana após o lançamento do Chrome 90 para plataformas desktop e móvel, o Chrome OS 90 está chegando aos Chromebooks qualificados.
Novidades do Chrome OS 90
Embora o Google não tenha embutido tantos recursos nele como o OS 89, a atualização ainda melhora os Chromebooks com várias mudanças para aprimorar a experiência do usuário.
Aqui estão todos os recursos importantes do Chrome OS 90 que o Google anunciou.
Verifique a integridade do seu Chromebook com o Diagnostics
A tecnologia de solução de problemas pode ser um incômodo, com pesquisas intermináveis no Google que resultam em respostas inúteis. Diagnostics é um novo aplicativo integrado aos Chromebooks e ajuda a monitorar a saúde do seu dispositivo.
O aplicativo permite que você execute um teste de CPU e memória, observe as informações básicas do processador e pode salvar um registro das estatísticas do seu computador.
O aplicativo não é prolixo como a extensão Cog Chrome, mas seus dados devem ser bons o suficiente para a maioria.
Para verificar a integridade do seu Chromebook agora, inicie o Diagnóstico pesquisando no inicializador do Chrome OS ou em Sobre o Chrome OS nas configurações do sistema.
Caption speech em seu Chromebook usando Live Caption no Chrome OS 90
O Live Caption agora está pronto para Chromebooks, um mês depois que o Google o lançou para o Chrome na área de trabalho.
Esteja você em um ambiente barulhento ou tentando manter o volume baixo, a legenda ao vivo permite que você leia junto com o conteúdo que estiver assistindo.
Seu Chromebook irá gerar legendas em tempo real com precisão – e também funciona off-line. Inglês é o único idioma compatível com Live Caption, mas o Google planeja adicionar mais em breve.
Para transcrever o áudio, clique em “Gerenciar recursos de acessibilidade” nas configurações do Chrome OS, selecione Legendas e ative a Legenda ao vivo. Seu Chromebook irá gerar legendas na próxima vez que detectar fala em mídia reproduzida pelo Chrome.
Uma Tote ainda mais intuitivo
O Google introduziu o Tote com o Chrome OS 89, uma ferramenta de produtividade útil que fornece acesso rápido às suas capturas de tela e downloads recentes.
Embora você possa fixar arquivos no Tote usando o menu de contexto do gerenciador de arquivos, parecia desajeitado abrir o menu no modo tablet.
Com o Chrome OS 90, o Google torna a experiência de fixação ainda mais fácil. Para fixar arquivos, arraste e solte o arquivo no Tote usando o dedo ou o mouse.
Melhor IU do gerente de contas
O gerente da conta em Chromebooks precisou de uma revisão por algum tempo. Em versões anteriores, o Chrome OS confundia a linha entre contas pessoais secundárias e usuários locais, tornando confuso adicionar ou gerenciar pessoas.
Na nova atualização, o gerente da conta agora irá diferenciar explicitamente sua conta principal. Seu perfil principal estará na frente e no centro da página, com contas secundárias colocadas em uma pequena lista.
A atualização também reorganiza alguns menus nas configurações do Chrome OS. O Google mudou “Segurança e login” e “Gerenciar outras pessoas” para “Privacidade e segurança” e renomeou a categoria “Pessoas” para “Contas”.
Acesse seus documentos no Drive com o Files, mesmo quando estiver off-line
Quando você está em trânsito, o acesso à Internet pode ser irregular ou muito lento para acessar os arquivos do Google Drive. Com o Chrome OS 90, o gerenciador de arquivos permitirá que você salve seus documentos, slides, PDFs e planilhas off-line.
No aplicativo, clique no arquivo que você precisa para trabalhar off-line e alterne para “Disponível off-line” em sua barra de ferramentas.
Dê um novo nome às suas janelas do Chrome
O Chrome OS 90 permite que você dê um nome personalizado às suas janelas do Chrome. Isso torna mais fácil distinguir entre as janelas abertas por Alt + Tab, no modo Visão geral ou clicando com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo Chrome na estante.
Emparelhados com grupos de guias, os nomes personalizados podem fazer uma grande diferença para manter a organização.
Para atribuir um nome personalizado, clique com o botão direito na parte superior de uma janela do Chrome e selecione “Janela de nome”.
Encontre respostas em um piscar de olhos com a pesquisa aprimorada do iniciador
O iniciador do Chrome OS é o ponto de partida para acessar uma coleção de aplicativos instalados em seu Chromebook.
Para arquivos ou aplicativos difíceis de encontrar, a barra de pesquisa ajuda a encontrá-los em segundos para que você possa se manter produtivo durante todo o dia.
No Chrome OS 90, a pesquisa do iniciador é ainda mais útil – pode resolver cálculos simples, verificar o tempo ou definir palavras. Ele elimina a necessidade de iniciar uma guia do navegador Chrome para encontrar as respostas simples de que você precisa.
A busca aprimorada do iniciador chegará aos dispositivos Chrome OS 90 nos próximos dias.
Mudanças diversas
Existem algumas mudanças menores no Chrome OS 90 que são novas para os Chromebooks.
- A tela de login obtém um ajuste sutil da IU ao usar o Smart Unlock. º O ícone de cadeado agora é maior, usando uma cor totalmente branca que pisca quando você procura o seu telefone.
- O Google está adicionando proteção de acesso a dados para periféricos USB4 e PCI externos. Seu Chromebook funcionará como uma válvula unilateral que evita que conexões físicas alcancem seus dados.
- O YouTube e o Google Maps serão lançados como uma janela separada para novos usuários. Isso ajudará a evitar que ambos se percam em um mar de guias do Chrome. Os usuários existentes podem clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo YouTube ou Maps na estante e selecionar “Abrir link em uma nova janela”.
- O aplicativo Scan está recebendo um ajuste visual no Chrome OS 90, com ilustrações do Google, preenchimento maior e uma nova tela de carregamento “Procurando por scanners”. Para começar, certifique-se de que seu scanner está online e, em seguida, inicie o aplicativo Scan a partir do iniciador.
Procure todos esses novos recursos chegarem quando o Chrome OS 90 chegar ao seu dispositivo. A atualização pode levar alguns dias para chegar ao seu dispositivo, mas, no geral, é um lançamento empolgante que vale a pena esperar.
Como atualizar para o Chrome OS 90
As versões do Chrome OS 90 estão disponíveis para a maioria dos Chromebooks atuais. Embora também haja compilações compostas de conjuntos informais para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.