O Google lançou o Chrome OS 76 com novos controles multimídia, Flash bloqueado por padrão e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Esta semana, o Google lançou o Chrome OS 76, a versão mais recente do sistema operacional para desktop baseado em Linux que, de maneira simples e oficial, só pode ser usado em seu Chromebook.
- Como substituir o logotipo do fabricante pelo do Ubuntu no boot
- Como instalar o conjunto de ícones La Capitaine no Linux
- Como instalar o belíssimo e minimalista tema iOS 10 no Linux
- Como instalar o tema escuro StarLabs no Ubuntu e derivados
Novidades do Chrome OS 76
A nova versão chegou com o Chrome 76 e foi concluída com algumas notícias interessantes, como novos controles de multimídia ou suporte para o modo escuro de páginas da Web, que farão com que as páginas se tornem escuras automaticamente, caso tenhamos configurado.
Por outro lado, eles também adicionaram um novo prego no túmulo do Flash Player, uma vez que ele agora o bloqueia por padrão no navegador incluído no sistema operacional (que não poderia ser diferente do Chrome).
E é que o Flash sempre foi uma dor de cabeça, mas se tornou mais aparente quando novas tecnologias foram lançadas.
Como outras empresas, entre as quais a Apple destacou quando lançou seu iPad, o Google apostou fortemente no HTML5, incentivando as diferentes páginas da web a deixar o Flash para que navegar na web fosse mais rápido, mais seguro e mais eficiente em termos de consumo de energia.
Ainda é possível reproduzir o conteúdo Flash, mas ele terá que ser ativado manualmente a partir de um atalho.
Entre as notícias mais notáveis que acompanham o Chrome OS 76, temos:
- Bloqueio padrão do flash. Pode ser ativado manualmente em chrome://settings/content/flash, onde também podemos configurá-lo para nos perguntar se queremos ou não exibir seu conteúdo;
- Experiência de início de sessão única entre o SO Chrome e o Android;
- O centro de controle adicionou controles multimídia para reproduzir/pausar e avançar/atrasar. Esses controles são baseados naqueles disponíveis no Android;
- A posição do botão do obturador, a mudança de modo e a pré-visualização da câmera estão agora na borda direita da tela. No lado esquerdo, eles adicionaram controles para refletir, ativar ou desativar a grade e uma contagem regressiva;
- Agora, ao abrir mais páginas em uma janela do Chrome, o indicador da guia é compactado até que apenas o favicon (ícone da página da Web) esteja visível. Quando você passar o ponteiro pelas guias, ele nos mostrará uma janela pop-up que nos informará o que há por baixo;
- O Google corrigiu uma “armadilha” que os usuários fizeram para conseguir ver o conteúdo dos meios de pagamento de assinatura por meio do modo de navegação anônima. Até agora, os usuários abriram uma sessão no modo de navegação anônima, entraram em sites que ofereciam seu conteúdo por assinatura e conseguiram pular as restrições para ver tudo de graça. Isso não é mais possível desde a última atualização.
- Melhorias nas configurações que agora sempre mostram a gaveta de navegação;
- Suporte para o modo escuro de páginas da web, que mudará para tons escuros se tivermos ativado e a página da web tiver uma versão escura;
- Uma opção para instalar aplicativos do PWA na omnibox foi adicionada. Podemos instalá-los a partir do novo ícone de adição (+) que aparece no navegador. O PWA (Progressive Web Apps) será atualizado automaticamente;
- Suporte (oculto) para tornar alguns elementos de páginas da web translúcidos;
- A tecla ESC não é mais considerada como ativação/desativação em páginas da web;
- Ao navegar para uma nova página da web, o Chrome exibirá a tela em branco para garantir que a página esteja sendo carregada, algo que pode ser confuso ou perturbador. No Chrome OS 76, um novo comportamento chamado Paint Holding está sendo testado onde o navegador espera por um tempo para começar a “pintar”, especialmente se a página for rápida o suficiente.
Para saber mais sobre essa versão do Chrome OS, acesse a nota de lançamento.
Como atualizar para o Chrome OS 76
O Chrome OS 76 foi lançado no dia 12 de agosto, portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para atualizar, basta navegar até a seção ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) no painel ‘Settings’ (Configurações) e aplicar a nova versão do software.
Se não for o seu caso, paciência, ele aparecerá a qualquer momento. Você tem essa e mais informações na nota de lançamento oficial publicada pelo Google na segunda-feira.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o divertido jogo Kollision no Linux via Snap
- Apple planeja bloquear todos os rastreamentos ocultos no Safari
- Como instalar o Eureka DOOM Editor no Linux via Snap
- Como instalar o jogo de quebra-cabeça iQPuzzle no Linux via AppImage
- Freedombone 4 lançado – uma distro para criar servidores domésticos