ChromeOS 128 traz novos recursos, melhorias e correções

E foi lançado o ChromeOS 128 com novos recursos, melhorias e correções, e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O ChromeOS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do ChromeOS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o ChromeOS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O ChromeOS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 126, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 126.

Novidades do ChromeOS 128

ChromeOS 128 traz novos recursos, melhorias e correções
ChromeOS 128 traz novos recursos, melhorias e correções

Sim. O Google anunciou recentemente o lançamento da nova versão do ChromeOS 128 que introduz novos recursos ao sistema, além de melhorias de privacidade, correções de bugs e muito mais.

O ChromeOS 128 corrige 10 vulnerabilidades, 5 delas classificadas como perigosas, como buffer overflow na biblioteca Skia, mecanismo JavaScript V8 e problemas no mecanismo de processamento de fontes.

É mencionado que as recompensas pela descoberta dessas vulnerabilidades chegaram a US$ 50.000.

Esta nova versão do ChromeOS 128 apresenta a introdução de Snap Groups, um recurso que permite agrupar janelas quando definido para o modo de tela dividida.

Esses grupos podem ser restaurados, redimensionados ou movidos como um único bloco, facilitando o gerenciamento de múltiplas janelas.

Outra novidade que o ChromeOS 128 apresenta é o reconhecimento óptico de caracteres (OCR). O aplicativo da câmera agora inclui tecnologia OCR que permite extrair texto de imagens.

Este sistema suporta 77 idiomas, suporta texto na orientação paisagem e retrato e permite copiá-lo para a área de transferência, pesquisar, criar arquivos PDF ou reproduzi-lo com síntese de fala. OCR está desabilitado por padrão e ativado em “Configurações > Detecção de Texto”.

Além disso, o ChromeOS 128 possui controle automático de ganho (AGC) ativado por padrão. Isto é usado para sensibilidade do microfone, ajustando automaticamente os níveis para otimizar a qualidade da gravação.

Para desativar esse recurso e ajustar manualmente o volume, os usuários podem ir em “Configurações > Dispositivo > Áudio” e desmarcar “Permitir que aplicativos ajustem automaticamente o volume do microfone”.

Em relação às melhorias de privacidade na seção “Configurações > Privacidade e segurança > Controles de privacidade”, no ChromeOS 128 foram adicionadas opções específicas para gerenciar o acesso ao local, permitindo que o acesso seja bloqueado a todos os aplicativos ou deixado apenas para os serviços do sistema.

Agora, ao alterar as permissões de um aplicativo individual nas configurações, o sistema fornece notificações adicionais alertando sobre a necessidade de habilitar o acesso ao microfone ou câmera, caso sejam bloqueados no nível do sistema.

Além disso, em dispositivos com conectividade celular, o ChromeOS simplificou a visualização, o gerenciamento e a adição de nomes de pontos de acesso (APNs). Agora, os usuários podem gerenciar seus pontos de acesso de forma mais intuitiva e rápida.

Além disso, o tratamento de erros e as mensagens durante o processo de registro em redes celulares foram aprimorados.

Das outras mudanças que se destacam no ChromeOS 128, temos:

  • As informações sobre o desempenho e as falhas dos aplicativos Android são armazenadas por um ano para avaliar sua evolução.
  • Os novos recursos do modo processador de dados e os termos associados do ChromeOS já estão disponíveis em toda a União Europeia por meio do Google Admin Console.
  • Os atalhos de pesquisa de sites permitem que você use a barra de endereço (Omnibox) como uma caixa de pesquisa para sites específicos, semelhante à forma como ela é usada para realizar pesquisas gerais no Google. Os administradores agora podem criar atalhos de site em nome de seus usuários gerenciados. Este recurso pode ser controlado pela política SiteSearchSettings.
  • Foi implementada uma distinção visual clara entre notificações fixas e regulares, facilitando a identificação de eventos individuais e processos em andamento.

De você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o ChromeOS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o ChromeOS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.