Chrome OS 124 lançado com melhorias de acessibilidade, e mais

E foi lançado o Chrome OS 124 com melhorias de acessibilidade, e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 124, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 124.

Novidades do ChromeOS 124

Chrome OS 124 lançado com melhorias de acessibilidade, e mais

Sim. A nova versão do Chrome OS 124 já foi lançada e começou a ser distribuída pelos canais oficiais. Esta nova versão implementou uma série de melhorias que vão desde tela dividida mais rápida, melhorias no Fast Pair, melhorias de acessibilidade, correções e muito mais.

Nesta nova versão do Chrome OS 124, uma das mudanças mais importantes é a nova tela dividida que oferece uma maneira mais rápida de personalizar o layout da janela e permite que você coloque as janelas de dois aplicativos diferentes um ao lado do outro.

Quando você seleciona este modo nas propriedades de uma janela específica, a metade direita da tela exibe imediatamente uma visão geral das janelas abertas restantes que podem ser selecionadas para exibição na segunda metade.

Outra mudança que chama a atenção nesta nova versão é que foi habilitado o uso do modo Fast Pair para mouses com interface Bluetooth.

Com isso, quando o usuário ligar um novo mouse ou aproximá-lo do computador, o sistema detectará automaticamente o novo dispositivo e pedirá para conectá-lo com um clique.

Além disso, mencionando o mouse, os tamanhos do cursor do mouse foram ampliados, isso pode ser feito selecionando o tamanho desejado do ponteiro no configurador, na seção “Acessibilidade > Cursor e painel de toque”.

Isso pode ser útil não apenas para pessoas com problemas de visão, mas também para destacar conteúdos durante ensinamentos e apresentações.

Além disso, o ChromeOS 124 adiciona uma melhoria à experiência de jogo em geral, já que foi adicionado um modo de priorização de tráfego (QoS) para conexões sem fio, permitindo que mais largura de banda seja alocada para aplicações de videoconferência e jogos.

Além disso, para reduzir o tamanho das atualizações baixadas, os drivers do scanner agora são baixados automaticamente quando um scanner que os requer é conectado durante uma sessão de usuário ativa.

O download é realizado sem a necessidade de confirmação do usuário, embora seja exibida uma notificação após a instalação do driver.

O ChromeOS 124 implementou a necessidade de obter permissões separadas quando os aplicativos acessam a API WebHID, projetada para acesso de baixo nível a dispositivos HID (dispositivos de interface humana como teclados, mouses, gamepads e touchpads), permitindo assim organizar o trabalho sem depender de drivers específicos no sistema.

Também foi adicionado suporte para o mecanismo de “bloqueio de operadora”, que permite a uma operadora móvel fornecer dispositivos que funcionam apenas com cartões SIM dessa operadora.

Esse recurso, por exemplo, é utilizado quando os dispositivos são vendidos a preços reduzidos e cobertos por taxas de comunicação.

É possível rescindir esta vinculação após o término do prazo especificado no contrato. Em dispositivos vinculados a uma operadora, é proibido entrar no modo de desenvolvedor.

Das outras mudanças que se destacam no ChromeOS 124, temos:

  • O Zoom Super-Res agora pode ser ativado para o aplicativo da câmera em “chrome://flags/camera-app-digital-zoom”
  • Nova função para controlar o cursor com teclas. Deve ser habilitado em “chrome://flags/enable-accessibility-mousekeys” e depois ativado em “Configurações > Acessibilidade > Cursor e touchpad > Teclas do mouse”
  • Material You redesenha melhorias
  • Várias correções de bugs

De você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sair da versão mobile