E foi lançado o Chrome OS 118 com um recurso de recuperação de senha, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.
O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.
Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 118, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 116.
Novidades do Chrome OS 118
A nova versão do Chrome OS 118 apresenta uma nova função que implementa novas medidas de recuperação de senha, esta primeira novidade que se apresenta é bastante importante, pois agora os usuários que esquecem sua senha não precisam mais temer perder os arquivos armazenados no disco local, ao contrário da nuvem, pois como mencionado agora é possível recuperar uma senha esquecida e devolver o acesso aos dados associados à conta.
Outra novidade apresentada pela nova versão do Chrome OS 118 é a nova forma de exibir aplicativos PWA em forma de abas, para que os usuários agora possam trabalhar simultaneamente com diversos documentos em uma janela. Utilizando este modo, o desenvolvedor da aplicação também pode definir uma aba inicial na qual, por exemplo, uma interface para seleção de documentos e configurações pode ser colocada.
Além disso, destaca-se também que foram feitas melhorias no gerenciamento da impressora, pois agora a configuração da impressão foi simplificada, foi adicionada ajuda contextual para o uso da impressora, salvamento simplificado da impressora selecionada e instruções de configuração sugeridas, adicionada impressora informações de status para a página de configurações e fornece um conjunto de opções para monitorar a impressora em caso de problemas de impressão.
No Chrome OS 118 também se destaca a possibilidade de usar o Magic Eraser no Google Fotos, com o qual você pode trabalhar offline, isso deixa de lado as preocupações de sincronizar corretamente os dados com a nuvem e muito mais.
Por outro lado, destaca-se que o design da interface para edição de texto em telas sensíveis ao toque foi alterado, uma vez que foi proposta uma interação aprimorada de edição de texto com os dedos do usuário na tela sensível ao toque, incluindo um sistema de gestos muito mais intuitivo, melhorias de usabilidade em torno de intenções de gestos e legibilidade de texto, e um novo modo de zoom foi adicionado que exibe automaticamente a posição exata do cursor.
Das outras mudanças que se destacam no Chrome OS 118, temos:
- A integração é fornecida com o serviço Imprivata OneSign.
- É proposta uma nova pilha Bluetooth, baseada na pilha Fluoride, portada da plataforma Android e continuando o desenvolvimento da pilha BlueDroid da Broadcom. Adicionada configuração “chrome://flags/#bluetooth-use-floss” para controlar se a nova pilha está habilitada.
- Começou o movimento O Chromebook Plus oferece atualizações de segurança e correções de bugs, além de também adicionar novos recursos ao conjunto de dispositivos Chromebook Plus certificados.
Por fim, vale ressaltar também que com esta versão do Chrome OS 118, foram corrigidas 6 vulnerabilidades no componente virglrenderer, que permite usar virtio-gpu (GPU virtual Virgil3D) para usar aceleração 3D em ambientes virtuais sem encaminhar exclusivamente a placa de vídeo para o sistema convidado.
Três das seis vulnerabilidades causam um estouro de buffer e uma causa acesso à memória uma vez liberada.
Além disso, uma vulnerabilidade de uso após liberação (CVE-2023-4921) no subsistema net/sched também foi corrigida do kernel Linux, o que permite elevar seus privilégios no sistema.
De você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.
Como atualizar para o Chrome OS
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.