Chrome OS 112 lançado com alterações, melhorias e correções

E foi lançado o Chrome 112 com alterações, melhorias e correções, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 112, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 112.

Novidades do ChromeOS 112

Chrome OS 112 lançado com alterações, melhorias e correções

Sim. Foi anunciado o lançamento da nova versão do ChromeOS 112, que inclui alterações, melhorias e correções de bugs. Entre as mudanças mais importantes estão as melhorias feitas no Fast Pair, bem como a capacidade de recuperar senhas esquecidas, entre outras coisas.

Nesta nova versão do Chrome OS 112, mais uma vez o utilitário Fast Pair se destaca entre as mudanças e é preciso lembrar que o Fast Pair foi introduzido na versão anterior do Chrome OS 111 e esta é basicamente uma maneira mais simples e rápida de emparelhar com Dispositivos Bluetooth e smartphones Android e nesta nova versão adiciona uma seção dedicada para dispositivos salvos conectados via Fast Pair.

O Google diz que essa “experiência reflete os recursos de gerenciamento já disponíveis para o Fast Pair no Android hoje”.

Outra das mudanças que se destacam na nova versão está no menu de configurações rápidas, que foi atualizado com botões maiores e um agrupamento de funções semelhantes para facilitar a navegação. Foi adicionado um painel separado para notificações, cujo indicador é exibido à esquerda da data. O parâmetro “chrome://flags#qs-revamp” é proposto para controlar se o novo menu está habilitado.

A juntar a isto, podemos ainda constatar nesta nova versão do Chrome OS 112 que está prevista a possibilidade de recuperar uma palavra-passe esquecida, baseada na utilização de um processo online de recuperação de acesso a uma conta Google. Para que a recuperação funcione, você deve ativar explicitamente esse recurso nas configurações (Segurança -> Login -> Recuperação de dados locais).

Por outro lado, o aplicativo Screencast (um utilitário que foi introduzido no Chrome OS 103), que permite gravar e assistir a vídeos screencast, adicionou uma nova função e é que até agora as transcrições dos screencasts só estavam disponíveis em Inglês para EE Nos EUA, esta versão do ChromeOS 112 prepara o terreno para “uma ampla variedade de idiomas, incluindo espanhol, japonês, francês, italiano e alemão”.

O Google diz que essa transcrição multilíngue será lançada em breve, portanto, uma atualização do ChromeOS pode nem ser necessária para ativá-la.

O recurso de transcrição usa a API de transcrição S3 do Google, o que significa que o Google pode adicionar novos idiomas com o apertar de um botão.

Além disso, para evitar que configurações incorretas comprometam sua privacidade, foi introduzido um recurso para limpar as configurações de conexão de redes ocultas, caso não tenham se conectado nas últimas duas semanas.

Por fim, destaca-se também que esta nova versão do ChromeOS 112 melhorou a função de captura de tela para que os cliques do mouse e as teclas digitadas possam ser incluídos na gravação.

Os atalhos de teclado também podem ser exibidos de maneira fácil de entender, tornando-os úteis quando você deseja criar animações que explicam a GUI e instruem as operações.

Das outras alterações presentes no Chrome OS 112 destacam-se os seguintes itens:

  • 16 correções de segurança
  • Os aplicativos do Chrome desapareceram do Mac, Linux e Windows (mas não do ChromeOS)
  • Mais opções de dados no Google Chrome Takeout

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sair da versão mobile