Chrome oferece mais controle sobre o uso da memória

Em sua mais recente atualização que melhora seu Memory Saver com novos controles, o Google Chrome oferece mais controle sobre o uso da memória.

A atualização estável mais recente do Google Chrome melhora seu Memory Saver com novos controles que podem, dependendo do seu fluxo de trabalho e hardware, ajudar a reduzir o consumo de memória do navegador. E alguns diriam que ele precisa disso.

Chrome oferece mais controle sobre o uso da memória

Chrome oferece mais controle sobre o uso da memória

O Google Chrome tem a reputação de ser um devorador de memória. Mas isso é merecido? Era uma vez, talvez. No entanto, sempre que as pessoas fazem testes, elas tendem a descobrir que o uso de RAM do Chrome é menos flagrante do que a opinião popular afirma.

Curiosamente, muitos usuários ainda dizem o contrário.

Talvez seja por isso que a atualização mais recente do navegador dominante do Google introduz 3 novas opções para controlar o recurso Memory Saver existente, todas acessíveis por meio do painel Configurações > Desempenho, uma vez que o Memory Saver é ativado.

Os 3 novos modos são:

  • Moderado – abas inativas após um período prolongado
  • Equilibrado – abas inativas mais cedo, com base nas necessidades do sistema
  • Máximo – abas inativas após um período de tempo mais curto

Na verdade, agora você pode dizer ao Chrome para liberar abas de abas inativas mais cedo do que antes.

Para usuários em sistemas com restrição de memória, isso pode significar que eles podem abrir mais abas sem precisar fechar as antigas e executar aplicativos que exigem muita memória fora do navegador sem precisar fechá-lo.

O que é o Google Chrome Memory Saver?

O Memory Saver foi adicionado ao Google Chrome em 2022 como um meio de melhorar o desempenho do navegador durante o uso pesado e potencialmente estender a vida útil da bateria usando menos energia (já que mais memória usada significa mais energia consumida).

Para fazer isso, ele “…libera memória de abas inativas [para dar] abas ativas e outros aplicativos mais recursos do computador e mantém o Chrome rápido. Suas abas inativas se tornam ativas automaticamente quando você retorna a elas”.

O Memory Saver já era útil, mas os novos controles o tornam ainda melhor

É especialmente útil se você é o tipo de pessoa que mantém MUITAS abas abertas, incluindo aquelas que exigem muita memória, como, ahem, Gmail, Google Maps, YouTube… 😉

As abas inativas são marcadas para que você saiba que elas serão recarregadas quando você alternar de volta para elas, e o Chrome permite que você adicione sites específicos a uma lista de manutenção, pois pode haver sites, aplicativos da web e serviços da web que você precisa manter ativos em segundo plano.

Curioso sobre quanta memória uma aba no Google Chrome está usando? Abra o gerenciador de tarefas integrado ou, para menos esforço, ative a alternância Configurações > Aparência para listar o uso de memória ativa na visualização que aparece quando você passa o mouse sobre uma aba.

Obtendo esta atualização

Esses controles expandidos do Memory Saver estão presentes na versão estável mais recente do Google Chrome. Se você tiver o navegador instalado (e o tiver atualizado recentemente), pode aproveitar – o recurso não é habilitado por padrão.

Se você ainda não tem o navegador, instalar o Google Chrome no Ubuntu é fácil: baixe o DEB do site do Chrome, abra o App Center para instalar e pronto.

O repositório do Google APT é adicionado quando você instala usando o DEB. Isso significa que as futuras atualizações do navegador Chrome são instaladas junto com suas outras atualizações do Ubuntu.

Sair da versão mobile