E foi lançado o Chrome 99 com melhorias nas camadas 2D, e mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google lançou o Chrome 99.
Novidades do Chrome 99
Semanas atrás, o Google lançou atualizações para seu navegador da web. Mudou de número, há dois meses era v98 e ontem era v99, mas em nenhum dos casos podemos falar de grandes atualizações.
Ou não para o usuário, já que o Chrome 99 está disponível há algumas horas e muitas dessas mudanças são mais internas do que externas. Ou seja, traz melhorias, o navegador está melhor, mas não se pode falar de mudanças vistosas.
Enfim, o último dos lançamentos de dois dígitos do Chrome chegou. Em algumas semanas, veremos o Chrome atingir os 100 grandes, mas, por enquanto, temos algumas novidades na versão 99. Isso inclui um atalho para downloads, melhores seletores de datas e muito mais.
Embora o Microsoft Edge é baseado no Chromium, existem várias diferenças entre ele e o navegador do Google. Em vez de os downloads aparecerem em uma barra inferior, eles irão para um ícone de atalho na barra de ferramentas superior. O Google está testando esse recurso no Chrome 99 .
Quando você baixa algo, um pequeno ícone azul de download aparece na barra de ferramentas superior. Quando o download é concluído, ele fica cinza e, eventualmente, desaparece.
O recurso ainda está sendo trabalhado e pode incluir um círculo de carregamento na versão final. Se o Google copiar mais o Edge, você também poderá fixar o atalho na barra de ferramentas.
O Chrome 99 pode finalmente usar o seletor de data do sistema para formulários. Em vez de precisar de hacks de CSS e widgets personalizados, os aplicativos da web podem simplesmente usar o seletor de data do seu dispositivo. Esta é mais uma atualização que faz com que os aplicativos da web pareçam mais nativos.
Agora, as coisas não são as mesmas para os desenvolvedores. Várias novas APIs foram incluídas no Chrome 99 que melhorarão a interação e o desenvolvimento de páginas da web. Por exemplo, eles incluíram melhorias no suporte a filtros SVG.
No final de 2020, o Google introduziu a API Manifest V3, que é uma API para extensões. A grande novidade no Manifest V3 é que a API webRequest (uma API usada por todas as extensões de bloqueio de anúncios) está sendo substituída pela API chrome.declarativeNetRequest .
O que significa para você é que os bloqueadores de anúncios podem não ser tão bons.
O Manifest V3 permite que as extensões tenham no máximo 30.000 regras, enquanto atualmente alguns bloqueadores de anúncios têm perto de 100.000. O Manifest V2 está sendo descontinuado lentamente à medida que os desenvolvedores de extensão trabalham com o Google na V3.
Dito isso, esses são os destaques do Chrome 99:
- As camadas CSS (CSS Cascading Layers) adicionam uma maneira estruturada de organizar e equilibrar as preocupações dentro de uma única origem para ter uma certa ordem em cascata para regras da mesma origem apropriadamente.
- Os elementos de entrada HTML agora têm um método showPicker() para exibir um seletor do navegador para elementos de entrada, como cores, arquivos, temporários e muito mais.
- Nova funcionalidade para a API Canvas 2D para eventos de perda/restauração de contexto, uma função de redefinição, gradientes cônicos, melhor suporte para filtros SVG e outras melhorias.
- Nova API de reconhecimento de manuscrito que pode fazer uso de serviços de reconhecimento de manuscrito fornecidos pelo sistema operacional subjacente.
- A função matemática CSS calc() agora permite valores infinitos e NaN.
- API de enumeração internacional.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados
- Como instalar o navegador Vivaldi no Linux via Snap
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Como instalar o Firefox Nightly no Ubuntu e derivados
- Como instalar o navegador Firefox no Linux via AppImage