E foi lançado o Chrome 97 Beta com API WebTransport, consultas de mídia HDR, e muito mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, com o lançamento do Chrome 96, o Google promoveu o Chrome 97 para beta como a próxima iteração de seu navegador da web.
Novidades do Chrome 97 Beta
O mais notável com o lançamento beta do Chrome 97 de hoje é o suporte inicial para WebTransport. WebTransport é uma estrutura de protocolo semelhante aos canais de dados WebRTC, mas principalmente para clientes limitados pelo modelo de segurança da web para se comunicarem com um servidor remoto usando um transporte multi-plexo seguro.
O WebTransport usa o protocolo HTTP/3 para transporte bidirecional. Ao contrário do WebSockets que é baseado em TCP, o WebTransport depende de datagramas do tipo UDP e fluxos canceláveis. Saiba mais sobre o WebTransport por meio do rascunho de trabalho do W3C em W3.org.
O Chrome 97 beta também apresenta consultas de mídia CSS para saber se a tela do dispositivo oferece suporte a High Dynamic Range (HDR). Além disso, no front do desenvolvedor, o Chrome 97 beta também apresenta métodos JavaScript de findLast e findLastIndex como parte do Array.prototype.
Conforme implícito nos nomes dos métodos, eles são para localizar facilmente o último elemento correspondente em uma matriz, em vez de ter que reverter a matriz ou outras modificações não triviais para localizar facilmente o último elemento correspondente em uma matriz.
Mais detalhes sobre o Chrome 97 beta recém-lançado via blog de lançamento do Chrome E mais detalhes sobre as mudanças que virão para o Chrome 97 podem ser encontrados em ChromeStatus.com.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados