E o Chrome 96 terá WebRTC e compartilhamento de tela no Wayland melhor, graças ao trabalho do desenvolvedor Jan Grulich na Red Hat.
O lançamento do Chrome 96 no próximo mês é um pouco mais emocionante agora, graças ao trabalho de Jan Grulich na Red Hat. Jan Grulich está trabalhando em uma nova implementação de DMA-BUF dentro do código WebRTC, pois o código de compartilhamento de buffer DMA-BUF original foi considerado inadequado.
Chrome 96 terá WebRTC e compartilhamento de tela no Wayland melhor
O WebRTC é uma API em desenvolvimento elaborada pela World Wide Web Consortium para permitir aos navegadores executar aplicações de chamada telefônica, video chat e compartilhamento P2P sem a necessidade de plugins.
Em particular, a abordagem baseada em mmap DMA-BUF original teve um desempenho muito lento com o driver gráfico AMD Radeon Linux e, em vez disso, essa nova implementação permite o uso de um contexto OpenGL para obter o contexto do buffer.
Resumindo, depois de muito trabalho, o novo código WebRTC DMA-BUF está pronto para ser usado.
Grulich adicionalmente fez algumas melhorias para um compartilhamento de tela mais rápido do Wayland, evitando uma operação extra de cópia do buffer por quadro que, por sua vez, deve ajudar a diminuir o uso da CPU. Seguindo em frente, Grulich ainda tem algumas otimizações de desempenho planejadas.
Mais detalhes sobre essas melhorias WebRTC que serão lançadas para o lançamento do navegador Google Chrome 96 no mês que vem podem ser encontrados no blog do Grulich.
Esperançosamente, o Mozilla Firefox obterá este código WebRTC mais recente em breve.